As novas relações sociais familiares
Por: Lucas Miguel • 17/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.519 Palavras (19 Páginas) • 247 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A instituição família, desde os tempos antigos, é a principal responsável pela formação do indivíduo, pois exerce diversos papéis que, primariamente, irão conduzir o mesmo por toda sua vida. Durante muitos séculos, os componentes das famílias eram muito bem definidas, estando inseridas na figura do pai, da mãe e, por fim, dos filhos; além disso, existiam papéis próprios e particulares de cada componente, que traziam consigo expectativas, havendo uma coerção sobre aqueles que o possuíssem. No entanto, nas últimas décadas, embasando-se na cultura ocidental, essa configuração familiar vem se alterando, não somente nos próprios componentes daquilo que anteriormente era a única composição para o que chamamos de família, mas também nas relações entre as pessoas que a integram. A evolução histórica, juntamente com o contexto social atual, permitiu essa profunda transformação no âmbito familiar, que ainda encontra forte resistências-em algumas culturas mais e em outras menos- daqueles que chamaremos de ‘’ defensores da família ideal’’.
Por fim, o trabalho busca evidenciar essas transformações através de uma analogia entre a família do século XX e a família do século XXI sob uma óptica histórico-social, buscando assim compreender essas mudanças no âmbito familiar. Não obstante, objetivamos mostrar como essas novas configurações vivem atualmente, mostrando suas dificuldades e obstáculos na afirmação de seus direitos e, principalmente, mostrar que essas alterações não denigrem os deveres e papéis que fundamentam a instituição família.
2 AS MUDANÇAS NA FORMA DE COMUNICAÇÃO DENTRO DA FAMÍLIA
Se pararmos para observar a linha do tempo da sociedade é possível verificar inúmeras transformações nos costumes e no modo de vida. As modificações também são observadas dentro da instituição família. Um grande agente para a modificação dos hábitos dos indivíduos, foram os avanços tecnológicos que contribuíram com a evolução da sociedade ocorrendo assim mudanças em diversos costumes e hábitos familiares.
Nas décadas de 20,30,50 o modo de agir e de se comunicar entre pais e filhos era bastante diferenciado de como esse contato é exercido atualmente. Como o tempo era outro, a existência de tecnologias que prendessem a atenção dos indivíduos, como por exemplo a televisão, computadores, aparelhos celulares era bem escassa, isso fortalecia muito os laços entre as pessoas, pois a maior parte do tempo livre eles utilizavam para conversar, se conhecer melhor e aumentar a intimidade que tinham um com o outro. Apesar do dialogo cara a cara ser muito exercido, até mesmo como forma de diversão, os assuntos que eram considerados ´´Tabus´´ para época não faziam parte dessas conversas entre pais e filhos, existia esse tipo de restrição. Outro ponto a ser destacado que fortalecia a comunicação dos indivíduos que constituíam a família é que as refeições serviam para aproximar ainda mais, pois diariamente a hora de tomar café, almoçar e jantar só era realizada com todos os integrantes da família presente a mesa, esse costume era muito importante na época, os indivíduos faziam questão de que todos os membros comparecessem a mesa para as refeições.
As vidas nessas décadas eram mais simples e tranquilas. Com a evolução da sociedade as mudanças começaram a acontecer, o dia a dia atualmente é mais corrido, tem-se pouco tempo para resolver inúmeras pendencias e com isso existe cada vez mais a procura de otimização do tempo. Valoriza-se maneiras para que os compromissos sejam realizados mais rapidamente, a otimização do tempo é algo muito valorizado no século XXI. O avanço tecnológico está a mil por hora, a cada dia é uma invenção nova, a tecnologia vem inovando cada vez mais para atender as necessidades dos indivíduos.
A praticidade é algo muito pregado no nosso mundo atual, a tecnologia contribui muito para isso, por exemplo: apenas com um smartphone -que com a facilidade de credito disponível para o indivíduo atualmente o acesso a adquirir tal objeto fica bem mais fácil- conectado à internet a pessoa pode pagar contas, mandar e-mails do trabalho, se comunicar com o filho tudo num piscar de olhos e apenas utilizando um aparelho. Toda essa funcionalidade, juntamente com tecnologias que distraem os indivíduos, como vídeo games, televisões, computadores, contribuiu claramente para que as relações entre as pessoas, e mais ainda entre as relações dentro do âmbito familiar, mudassem. Os costumes que eram pregados antigamente não têm mais tanta importância nas famílias atuais por vários fatores, um deles é a modernidade e suas exigências.
O diálogo é algo fundamental em uma relação, a criação de um ambiente onde possam ser partilhadas ideias e emoções de forma segura, livre e respeitadora, constitui um primeiro passo para que a comunicação seja eficaz. É importante que todos as pessoas que componham a família se sintam à vontade para partilhar dúvidas, levantar questões, expressar ideias e sentimentos, revelar preocupações, anunciar conquistas, afinal a família é uma instituição social primária que, consequentemente, forma o indivíduo. E essa comunicação vem sofrendo com obstáculos que estão sendo emposto atualmente, o excesso de tecnologia distrai muito as pessoas, uma forma de exemplificar isto é: Quando o pai chega em casa do trabalho o filho está jogando vídeo game em seu quarto e o próprio vai para sala assistir televisão assistir ao jornal, ou seja, cada um no seu canto e o diálogo entre os dois fica em segundo plano. Outro fato que era muito valorizado, e que já destacamos anteriormente, na cultura antigamente era que as refeições eram realizadas com todos a mesa, hoje em dia por falta de tempo muitas vezes a família não costuma realizar as refeições juntas, o horário não bate e cada um tem algo para resolver e acarreta nisso, muitas famílias mesmo nos dias de hoje só se reúnem a mesa para comer nos fins de semana ou até mesmo apenas em feriados ou datas comemorativas. Esse fato pode contribuir para que ocorra uma falta de intimidade entre pai e filho, o filho não se sente à vontade em pedir uma opinião ao pai, de compartilhar experiências porque se acha muito distante. Para manter, constantemente, uma boa relação com os filhos é preciso paciência e muito jogo de cintura. O equilíbrio entre a amizade e autoridade é um dos desafios que os pais devem buscar todos os dias. “É preciso cuidado para não confundir autoridade com autoritarismo. A relação deve basear-se no afeto emocional também, favorecendo o elogio e evitando críticas constantes. Por outro lado, a facilidade para saber onde o outro se encontra, o que está fazendo é bem mais fácil, com a penas uma mensagem pelo WhatsApp (aplicativo que objetiva a troca de mensagens) nós já temos a resposta. Bom os tempos mudaram, e com isso sempre tem as vantagens e desvantagens. A modernidade está aí, cada indivíduo deve usufruir dela para que a vida seja mais facilitada. A facilidade que a tecnologia nos proporciona é muito boa e tentadora, mas não devemos deixar que isso influencie a comunicação, a troca de experiências ou até mesmo deixar de fazer atividades interessantes com pessoas que você ama. A mudança que ocorreu na comunicação dentro das famílias a algumas décadas e nas de atualmente são bem grandes, porém pode passar o tempo que for, a tecnologia pode avançar e trazer novas inovações, mas nada vai se comparar com um diálogo face a face, o toque de indivíduo no outro, isso sempre vai ser fundamental na relação de todas as pessoas.
...