Atividade de Sociologia Jurídica
Por: Augusto Rademaker • 15/8/2022 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
1. Elaborar ensaio analisando a seguinte proposição:
O que representa a questão da complexidade social para a implementação do direito positivado?
Notícias:
Resp.
Tomando como base a mencionada reportagem, o presente ensaio em suma, nos trás que a função do Direto consiste em estabilizar expectativas coerente de comportamentos, onde toda e qualquer expectativa consiste numa antecipação do futuro que, enquanto tal, é suscetível de frustração por parte da sociedade.
Para o sociólogo (NIKLAS LUHMANN. 1927-1998), o problema da complexidade social era considerado uma questão fundamental da sociologia e que no fundo era explicar de que forma a sociedade Iida com esse problema da violência que cresce desde o advento da modernidade.
Seguindo neste ponto de vista, existe uma grande interrogação na cabeça da população, pois a mercê do conhecimento básico sobre as leis que nos regem
sofrem as consequências de uma polícia despreparada, autoritária e com uma parcela corrupta que assola com suas milícias as populações menos favorecidas.
Quando estudamos o texto Necropolítica, fazemos neste cenário uma correlação de que a expressão máxima da soberania é exercida de forma cruel e desumana em que as forças policias é quem decidem quem pode viver e quem deve morrer e quem é descartável e quem não é, pois esta classe opressora se fortalece cada vez mais com a ineficiência do poder judiciário que age de forma omissa e preconceituosa, apartando assim os menos favorecidos.
Outro aspecto de grande relevância foi estudado no texto Globalização As consequências humanas de (ZYGMUNT BAUMAN. 1925-2017), onde se reza que o Estado beneficente prever garantias mínimas de segurança para as classes médias que estão em estado repressivos e precárias de grande parte da população, sendo esta principalmente dos negros, o que se difere da lei, pois o que existe é uma situação ordeira para as classes dominantes e para outras a espantosa e ameaçadora força lei, e que restará para essas 23 vítimas será apenas números estatísticos que serão apresentados em algum mapa da morte.
Porém para que se comece a refletir em mudanças, tem que reparar o paradoxo existente que somos um país livre, mas ao contrario se investi mais em locais de aprisionamento e reclusão do que fielmente na educação e no trabalho, pois o termo prisionização é exatamente o oposto da reabilitação, tornando-o assim o principal obstáculo ao caminho de retorno ao meio social.
Por fim, segundo o sociólogo francês (ÉMILE DURKHEIM. 1858-1917), ele via a escola como transmissora de orientações da sociedade, sendo esta responsável pela formação do ser social, portanto para ele a educação é um fato social, bem como também as leis são fatos sociais as quais somadas tenderiam para o bem de todos a fim de aniquilar as desigualdades e garantir que as populações independentemente de sua classe social, viva em harmonia sem sofrer o poder dos milicianos bem como a inobservância do judiciário, pois como garantia fundamental a lei nos torna todos iguais.
...