Atps de economia etapa 3 e 4
Por: bruninha124 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 268 Visualizações
ECONOMIA
ETAPA 3 E 4 DA ATPS
ATPS do Curso de Direito apresentada à disciplina de ECONOMIA, ETAPA 3 e 4 como requisito do 2º Semestre solicitado pelo Professor: José Marcos Souza Barbosa.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
SUMÁRIO
MICROECONOMIA
INTRODUÇÃO
ETAPA 3 – INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA, DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
MACROECONOMIA
INTRODUÇÃO
ETAPA 4 – INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
ANÁLISE DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
CONCLUSÃO DO GRUPO
TÓPICOS IMPORTANTES
REFERÊNCIAS
MICROECONOMIA
INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir falaremos de alguns aspectos essenciais para os dias atuais são eles: a microeconomia; a demanda; a oferta; o equilíbrio de Mercado e a Macroeconomia.
Um estimulante desafio para tentar manter o equilíbrio em demanda e oferta, dentre tantas crises e escassez, onde as empresas procuram aumento de demanda e os consumidores buscam por ofertas, vemos o quão grande a importância do estudo da economia que por sua vez mostra-se cada vez mais complexo.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado.
Demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir.
A oferta é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os produtores desejam vender.
A Demanda e Oferta influenciam diretamente no preço do produto, em consequência, a venda pode aumentar ou diminuir conforme a alteração que houve.
E assim se busca o equilíbrio de mercado.
ETAPA 3 – INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA, DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
O objetivo dessa etapa é mostrar a importância da oferta e da demanda na formação do preço.
Num mercado a formação de preços depende diretamente das condições de oferta e demanda. A Lei Geral da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem. Em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
Sempre que a uma grande procura por um devido produto no mercado, a tendência deste produto e ter uma alta de preço. Existe uma relação inversa, negativa entre preço e quantidade de demanda. Quando o preço aumenta a quantidade da demanda diminui.
Assim, podemos afirmar que o aumento da demanda afeta o custo logístico das organizações, devido aos preços se elevarem sempre que a procura cresce.
As recentes e crescentes dificuldades para a garantia do abastecimento de derivados de petróleo no Brasil suscitam a busca de soluções de curto e longo prazo, as quais dependem de investimentos e incentivos visando à ampliação da oferta, à redução da demanda e à otimização da infraestrutura de logística. Ademais, os cenários que preconizavam expectativas de autossuficiência, e mesmo de exportação de derivados, parecem definitivamente ultrapassados. Ao contrário, a dependência das importações tem se ampliado e gerado efeitos perversos sobre a balança comercial do país.
Com isso o grupo concluiu que tais dificuldades se revelam, ainda, que parte significativa do problema de abastecimento tem raízes em fatores que caracterizaram a recente evolução do comportamento da demanda de combustíveis e derivados no Brasil. Alguns desses fatores são largamente conhecidos, outros merecem serem melhores investigados, a fim de se garantir a segurança do abastecimento.
MACROECONOMIA
INTRODUÇÃO
Nesta etapa temos como objetivo principal desenvolver uma análise prospectiva das principais decisões e medidas econômicas e políticas do Brasil, mesmo diante das incertezas no cenário internacional, continue buscando o desenvolvimento socioeconômico.
A política macroeconômica refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando afetar agregados econômicos, como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda. Para a formulação e tomada de decisões de política econômica, é fundamental a avaliação oportuna e consistente da evolução da economia e de diferentes estratégias e alternativas de política.
ETAPA 4 – INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
O objetivo dessa etapa é compreender o funcionamento do sistema Macroeconômico, suas principais políticas e seus objetivos.
ANÁLISE DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Dentre as organizações escolhidas as principais políticas Macroeconômicas são:
01- CONCREMAT ENGENHARIA:
No momento a empresa passa por algumas mudanças, devido às alterações Tipo: a Empresa é uma prestadora de serviços é diminui em partes A procura, enfraquecedora a valorização da mão de obra, onde aumenta a concorrência e a desvalorização da procura, gera um problema de estagnação do setor proposto.
02 - PLAZZA REALITY DO BRASIL:
O ramo imobiliário continua em alta as inovações em aspectos de construção e design, mas quanto á satisfação em negociação desses empreendimentos está numa fase estagnada, constrói - se muito, mas vende-se em um prazo muito longo, dificultando o giro do capital investido.
...