TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Taxa de Limpeza

Por:   •  23/4/2015  •  Tese  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 14

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUÍZ DA PRIMEIRA VARA DA COMARCA DE FRAIBURGO - SC

GENTIL MARINI, brasileiro, casado, CPF 458.562.309-49, RG 1.918.516, residente e domiciliado na Avenida Adalberto Schmidt Burda, 139, Centro, Fraiburgo-SC. por sua procuradora, Dulcinéia Israel Costa, advogada devidamente inscrita na OAB/SC sob n. 18.415, conforme procuração em anexo (doc. 01), com escritório profissional na Rua Arnoldo Frey, 275, sala 03, Centro, fone/fax n° (049) 3246-0546, na cidade de Fraiburgo, SC, onde recebe intimações, com fundamento na CF/88, CTN e CTM e demais legislações aplicáveis à espécie, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente:

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICO-TRIBUTÁRIA CUMULADA COM REPETIÇÃO DE INDÉBITO

C/c pedido de Antecipação dos Efeitos da Tutela Pretendida

Contra:

O Município de Fraiburgo, pessoa jurídica de direito público interno (inc. III do art. 41 do CC), CNPJ 82.947.979-0001-74, neste ato representado por seu Prefeito Municipal ou Procurador Geral (inc. II do art. 12 do CPC), ante os fatos e argumentos a seguir expostos:

I - DOS FATOS:


A Parte Autora, proprietária de imóvel situado no Município de Fraiburgo/SC, como é de conhecimento público, foi notificado para efetivar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU, relativo ao ano de 2.011 (cópias inclusas) e, naturalmente será da mesma forma notificada para pagamento dos IPTU’ s relativos aos exercícios subseqüentes.

Consta na inclusa documentação, extraída do site do Município de Fraiburgo-SC, o número de inscrição da Parte Autora como contribuinte de n. 1153, bem como a comprovação da cobrança da taxa de limpeza pública.

Juntamente com a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU, é cobrado de cada contribuinte outro valor, denominado de "Taxa de Serviço de Limpeza Pública – TSL" consubstanciados em valores encontrados mediante fórmula estampada no artigo 287 e seguintes do Código Tributário do Município de Fraiburgo/SC (Lei Complementar nº 053/2003).www.fraiburgo.sc.gov.br 

Ademais, evidente, que o serviço que origina a Taxa de Serviço de Limpeza Pública não é divisível, constitui característica universal e constitui beneficio para toda a Comunidade Fraiburguense, indistintamente, não sendo possível sua mensuração de forma individualizada, logo não se coaduna com o mandamento inserto no artigo 145, II, da Constituição Federal e arts 77 e segs, do Código Tributário Nacional, razão pela qual também se encontra contaminada por vício insanável, devendo ser custeada por impostos e não por taxas na forma utilizada pela Prefeitura Municipal de Fraiburgo por seus administradores.

Destaque para a fúria fiscal do Município de Fraiburgo, por seus agentes que também cobram taxa de coleta de lixo e FUNREBOM na conta de água dos Munícipes e tantas outras taxas e impostos abusivos.

II – DA TAXA DE SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA COBRADA PELO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO:

A exação praticada pelo Município de Fraiburgo, encontra escudo nos artigos 287 e seguintes do Código Tributário Municipal de Fraiburgo/SC (Lei Complementar nº 053/2003)1, verbis:

“Art. 287. A Taxa de Serviço de Limpeza Pública – TSL, fundada na utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, tem como fato gerador à utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos, específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição pelo Município, diretamente ou através de autorizados, de permissionários, de concessionários ou de contratados, de limpeza pública:

I – de varrição, de lavagem e de capinação de determinadas vias e de determinados logradouros públicos;

II – de limpeza de determinadas valas e de determinadas galerias pluviais;

III – de limpeza e desobstrução de determinados bueiros e de determinadas caixas de ralo.  

Art. 288. O fato gerador da Taxa de Serviço de Limpeza Pública – TSL ocorre no dia 1º de janeiro de cada exercício financeiro, data da utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos, específicos e divisíveis, de limpeza pública, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição pelo Município, diretamente ou através de autorizados, de permissionários, de concessionários ou de contratados.

Art. 289. A Taxa de Serviço de Limpeza Pública – TSL não incide sobre:

I – as demais vias e os demais logradouros públicos onde o serviço público de varrição, de lavagem e de capinação não for prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição pelo Município, diretamente ou através de autorizados, de permissionários, de concessionários ou de contratados;

II – as demais valas e as demais galerias onde o serviço público de limpeza não for prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição pelo Município, diretamente ou através de autorizados, de permissionários, de concessionários ou de contratados;

III – os demais bueiros e as demais caixas de ralo onde o serviço público de limpeza não for prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição pelo Município, diretamente ou através de autorizados, de permissionários, de concessionários ou de contratados.

Art. 290. A especificidade do serviço de limpeza pública está:

I – caracterizada na utilização:

a) efetiva ou potencial, destacada em unidades autônomas de intervenção, de utilidade ou de necessidade públicas;

b) individual e distinta de determinados integrantes da coletividade, incluindo-se as pessoas jurídicas;

c) que não se destina ao benefício geral e indistinto de todos os integrantes da coletividade; “

< www.fraiburgo.sc.gov.br)  (grifei)

Infere-se, pois, que os valores cobrados de forma embutida nos carnês de IPTU são Taxas destinadas ao Serviço de Limpeza Pública, verdadeira exação e absurdo tributário que merece a devida correção pelo Judiciário, salientando que a Universalidade do serviço e sua indivisibilidade não pode ser imposta pela via de taxa de forma discriminada pois trata-se de interesses gerais (uti universi), sendo inespecíficos e indivisíveis, motivo este que somente poderia incidir a cobrança por meio de impostos e não de taxas ou tarifas na forma aplicada pela Prefeitura Municipal de Fraiburgo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (511.3 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com