Bentinho Obras
Por: Pedro Ricardo • 2/12/2016 • Resenha • 493 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Herbert José de Sousa, conhecido popularmente como Betinho de Sousa, nascido em 3 de novembro de 1935 na cidade de Bocaiúva, situada no norte de Minas, nasceu com uma doença herdada por sua mãe, o que lhe acarretou diversos problemas durante sua infância e juventude, entre eles a tuberculose. Betinho cresceu em ambientes incomuns das demais crianças de sua época, como a funerária e a penitenciária onde seu pai trabalhava. Durante sua adolescência Betinho conheceu diversas pessoas que influenciaram em sua formação, dos quais se destacam os padres dominicanos que ele teve contato durante a década de 50, onde participou de movimentos dos quais definiram sua vida. Betinho ingressou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em Sociologia, no ano de 1962 quando começou sua militância com a Ação Popular que pretendia implantar o socialismo no Brasil, após o golpe militar de 1964 Betinho foi exilado por 8 anos vagando em países como: Chile, Canadá e México, período em que dizia ser incompatível com o sistema capitalista, assim voltando ao Brasil em 1979.
Em 1981, junto com os economistas Carlos Fonseca e Marcos Arruda, fundou o IBASE, instituto brasileiro de análises sociais e econômicas, no qual ele se dedicou na luta pela reforma agrária, sendo um dos principais articuladores. Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros, tendo como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria. Desde 1993, a Ação da Cidadania trabalha para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais.
Devido as inúmeras transfusões de sangue que Betinho realiza por conta de sua doença, em 1987, ele descobriu que havia contraído o vírus HIV em uma desses procedimentos obrigatórios. Após a descoberta Betinho fundou e presidiu até sua morte Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Betinho afirmava que sua condição de soropositivo o fazia contemplar e comemorar sua vida todas as manhãs.
Durante sua vida Betinho também se dedicou a literatura onde se destacou e teve diversas obras publicadas, das quais ele usava para expor suas opiniões sobre os direitos de cidadania e para auxiliar pessoas com AIDS. Além de publicar livros infanto juvenis para abordar de um modo mais educativo os assuntos que defendia. Mesmo com problemas de saúde, o sociólogo jamais deixou de exercer sua cidadania, apontada para os interesses da população carente. Sua luta incansável caminhava rumo aos direitos humanos e para ideais de solidariedade, a fim de tornar a sociedade mais justa.
No dia 9 de agosto de 1993, Betinho faleceu no Rio de Janeiro, nos deixando um grande exemplo de luta pelos direitos humanos.
...