Bullyng no Ambiente Escolar
Por: sammia93 • 6/6/2016 • Projeto de pesquisa • 707 Palavras (3 Páginas) • 549 Visualizações
INTRODUÇÃO
1.2 Bullying no ambiente escolar da escola Tiradentes
1.1 OBJETIVOS
E a prática de atos violentos intencionais e repetidos contra uma pessoa ou grupos de pessoas que podem causar danos físicos e psicológicos as vítimas. O bullying geralmente e feito contra alguém que não consegue se defender.
Corriqueiramente as vítimas temem os agressores, seja por aparente superioridade física, intimidação ou influência sobre o meio social que está inserido.
Frequentemente o bullying acontece dentro do ambiente escolar, onde as formas de agressões entre os alunos e demais serventuários são as mais variadas, podendo acontecer em todos os níveis da fase escolar. Haja vista que a escola é um ambiente plural que aglutina pessoas dos mais diversos níveis sociais e faixa etárias.
1.2 JUSTIFICATIVA
Investir na educação é sempre proposto pelos governos democráticos como objetivo almejado para que haja condições de formar com dignidade e qualidade os indivíduos, que a escola é responsável por lançar no mercado de trabalho e, claro, no contexto de cidadania em que este se encontra. Sendo o bullying um dos fenômenos sociais que mais atrapalha o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do individuo, o presente tema foi escolhido através de alguns debates feitos pelo grupo, buscando esclarecimentos sobre o assunto e discorrendo sobre o tema proposto analisado o bulliying no ambiente escolar e suas consequências.
1.3 PROBLEMA
De que forma a prática do bullying afeta a vida do agressor e agredido?
1.4 HIPÓTESE
A escola e tida como espaço de socialização e interação entre os alunos, porém, uma minoria se apropria desta relação para praticar agressão física e/ou psicológica contra alguém muitas vezes pelo simples fato de não aceitar as diferenças sociais e comportamentais das pessoas.
Pode ser que o agressor seja assim por ele próprio já ter sido vítima de bullying ou por ser uma pessoa insegura e por isso necessite rebaixar os outros para se sentir superior. Os maus exemplos também podem incorrer nesta atitude, haja vista, que geralmente os jovens tendem a tratar os outros da mesma forma que seus pais ou as pessoas ao redor tratam seus semelhantes e como consequência não aprende a respeitar e conviver com as diferenças.
Dispondo destas suposições, é necessário que tanto os alunos quanto serventuários e os pais conheçam a lei de combate ao bullying para saber como podem se defender caso isso ocorra. Também é indispensável que os educadores estejam atentos quando um aluno está sendo atingido por tal fenômeno, assim como também é preciso que se identifique o agressor e agredido.
FUNDAMENTAÇÂO TEORICA
METODOLOGIA
3.1 TIPO DE ESTUDO
Este estudo baseia-se nos métodos de pesquisa qualitativa e bibliográfica, em que se deverão considerar os efeitos do bullying na qualidade da aprendizagem do aluno bem como no suporte teórico que estudiosos do assunto expuseram em contribuição ao tema.
3.2 LOCAL
A aplicação da pesquisa será feita na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá (AP), onde, por ser considerada modelo de ensino padrão para as escolas púbicas do estado, deve-se observar a ocorrência do Bullying neste ambiente, a fim de eliminá-lo e sanar as dificuldades que dele provém.
3.3 FONTE DE INFORMAÇÃO
3.3.1 Entrevistas – conversas com perguntas direcionadas aos alunos e professores da instituição a fim de detectar a ocorrência do bullying, a forma que os entrevistados lidaram com os fatos relatados (se tem preparo e informações em concordância com a lei antibullying) e como os responsáveis pela coordenação e membros do corpo docente agem mediante este fenômeno.
...