CCJ0106 - Psicologia Aplicada ao Direito -Desenvolvimento Humano - Estacio
Por: fcpanta • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.144 Palavras (9 Páginas) • 556 Visualizações
AULA 3 - DESENVOLVIMENTO HUMANO
Desenvolvimento – Formação - Hereditariedade x Meio Ambiente
A Família – Representações Sociais – Relações Afetivas
Desenvolvimento Psicossocial - Personalidade
Teoria proposta por Jean Piaget é o estudo científico das mudanças e do comportamento, relacionadas à idade durante a vida do ser humano.
O desenvolvimento é um processo contínuo que tem início desde a concepção e segue durante o processo de desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo, tendo continuidade durante todas as fases da vida de um sujeito e finda com a morte.
Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos que inclui:
- Habilidades motoras,
- Habilidades em solução de problemas,
- Entendimento conceitual,
- Aquisição da linguagem,
- Entendimento da moral,
- Formação da identidade.
A psicologia do desenvolvimento traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo, com auxílio de algumas teorias e teóricos, bem como Jean Piaget, esses modelos se propõem em explicar como as mudanças ocorrem na vida do sujeito e de que modo podem ser compreendidas e descritas.
A psicologia do desenvolvimento humano estuda:
Variáveis internas e externas, impostas a todos os indivíduos e que levam às mudanças do comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento).
Os psicólogos do desenvolvimento propõem teorias para explicar como e por que as pessoas mudam durante a vida. Eles utilizam investigações normativas para descrever características de determinadas idades ou estágios do desenvolvimento
Tradicionalmente, os primeiros estudos referentes à psicologia do desenvolvimento faziam menção somente ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Entretanto, esse foco vem mudando ao longo dos anos, e hoje, tem-se a ideia que o estudo sobre o desenvolvimento humano deve abranger todo processo de ciclo vital.
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (ONU) Fatores: Grau de escolaridade, Renda, Nível de Saúde no Brasil = 0,699.
Porém, o Brasil é um país que apresenta inúmeros problemas socioeconômicos, como por exemplo, a desigualdade social.
As disparidades sociais no território brasileiro estão presentes em escala regional, estadual e, até mesmo, municipal, onde são perceptíveis os contrastes socioeconômicos entre os bairros de uma mesma cidade.
A análise do ranking do IDH dos estados brasileiros evidencia as profundas diferenças existentes no país.
Obs.: Em novembro de 2010, a ONU, utilizando os novos critérios de cálculo, divulgou uma lista de IDH dos países. No entanto, esse novo método (média geométrica) ainda não foi utilizado para os estados brasileiros.
Sendo assim, o ranking nacional segue o modelo e dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 2008.
Ranking Nacional - 4° Rio de Janeiro = 0,832
Portanto, faz-se necessária a realização de políticas públicas para reduzir as desigualdades sociais no território brasileiro. Os estados da Região Nordeste, em sua totalidade, ocupam as posições inferiores do ranking, enquanto que os estados do Centro-Sul apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano.
É através desses dados com critérios vagos e superficiais, que estão rotulando o Brasil como um país que proporciona elevada qualidade de vida para seus habitantes.
HEREDITARIEDADE X MEIO AMBIENTE
A Psicologia sempre esteve dividida em dois grandes campos para explicar a personalidade do homem: A hereditariedade e meio ambiente.
Podemos definir Hereditariedade, portanto, como o somatório de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação.
Podendo os descendentes ocultar ou manifestar as características herdadas, inscritas no material genético, mais precisamente pela expressão gênica dos cromossomos = molécula portadora dos caracteres biológicos de um ser vivo, ou até mesmo um vírus.
Quando a característica não se expressa, não significa dizer que foi apagado do genoma (conjunto de cromossomos de uma espécie), ou seja, um indivíduo portador de um genótipo qualquer, mesmo tendo seu gene inativo, transmite aos seus descendentes um fenótipo que ficou escondido na geração parental.
O Estudo da Hereditariedade Humana
Os estudos de gêmeos são estudos comparativos que assumem duas formas ou modalidades: comparação entre as características psicológicas e os comportamentos de gêmeos idênticos (univitelinos) e de gêmeos dizigóticos (fecundados por dois óvulos), comparação dessas características e comportamentos em gêmeos idênticos educados separadamente.
O estudo de adoções é importante para se fazer comparações entre as características psicológicas das crianças adotadas, as suas famílias biológicas e as famílias adotivas.
Relação entre QI e o nível socioeconômico, profissão dos pais, qualidade do meio familiar. Componente genético é um fator muito importante no desenvolvimento e capacidade intelectual e que os traços como a cor dos olhos e a cor do cabelo são determinados por genes específicos codificados em cada célula humana. (fenótipo)
Os traços mais abstratos como inteligência, personalidade, agressão e orientação sexual também são codificados no DNA de um indivíduo. Um estudo na revista New Scientist sugere que o sentido de humor é uma característica aprendida, influenciada pelo ambiente familiar e cultural, e não determinada apenas geneticamente.
...