CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Por: Diana Freitas • 26/2/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 515 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
FACULDADE PROCESSUS |
PA UMA DISCUSSÃO CÉLEBRE |
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO |
Diana Souza de Freitas |
19/02/2019 |
QUESTIONÁRIOSOBRE O TEXTO UMA DISCUSSÃO CÉLEBRE
- Quais são os argumentos utilizados por Otanes para criticar a Monarquia e a Aristocracia?
Resposta: Otanes utiliza como argumento contra a Monarquia que o monarca é guiado pela prepotência e pela inveja, sentimentos estes que o levarão as maiores atrocidades, sem que exista quaisquer formas de controle. Refletindo a tirania, ou seja, um governo irresponsável e naturalmente arbitrário.
Otanes não argumenta contra a Aristocracia.
- Quais são os argumentos utilizados por Otanes para defender a democracia?
Resposta: Otanes defende a Democracia argumentando que ao colocar o povo no poder teriam algo chamado isonomia que reflete um governo baseado na igualdade perante a lei. Afirma que todas as decisões estariam sujeitas ao voto popular, ou seja, ao controle do povo e os magistrados prestariam contas do exercício do poder, portanto, nem irresponsável e nem arbitrário como define o governo de um só.
- Quais são os argumentos utilizados por Megabises para criticar a Monarquia e a Democracia?
Resposta: Megabises critica a monarquia reafirmando o que disse Otanes: o monarca é guiado pela prepotência e pela inveja, sentimentos estes que o levarão as maiores atrocidades, sem que exista quaisquer formas de controle. Refletindo a tirania, ou seja, um governo irresponsável e naturalmente arbitrário.
Megaises utiliza como argumento para criticar a Democracia afirmando que a massa popular inepta (sem aptidão, incapaz) é obtusa (confusa ) e muito mais prepotente que o monarca, com o agravante de que suas atitudes são inconscientes.
- Quais são os argumentos utilizados por megabises para defender a Aristocracia?
Resposta: Magabises afirma que o poder deve ser entregue a um grupo de homens preparados, os melhores. Afirma que as melhores decisões são tomadas pelos que são melhores.
- Quais são os argumentos de Dario para criticar a Aristocracia e a democracia?
Resposta: Dario afirma que dentro do próprio grupo oligárquico irão surgir facções que lutarão pela liderança do governo, a falta de um guia único, necessário para manter a unidade do Estado, levará à fragmentação do grupo e, consequentemente, à corrupção.
Daria critica a Democracia reafirmando o que Megabises disse: a massa popular incapaz é confusa e muito mais prepotente que o monarca, com o agravante de que suas atitudes são inconscientes. Haverá acordos entre os maus e conspirações nas tomadas de decisões políticas, levando a mais corrupção.
- Quais são os argumentos de Dario para defender a Monarquia?
Resposta: Dario afirma que nada poderia ser melhor do que dar o poder a um só homem – o melhor de todos; com seu discernimento, governaria o povo de modo irrepreensível; como ninguém mais, saberia manter seus objetivos políticos a salvo dos adversários. Afirma que a superioridade da monarquia depende do fato de que responde a uma necessidade histórica, sendo a única forma capaz de assegurar a “estabilidade” do poder. A corrupção presente nas outras duas formas de governo –Democracia e Aristocracia- geram por contraste a única forma boa de governo - a monarquia- que, portanto, não é apenas melhor que as outras, mas também necessária, em consequência da corrupção das outras duas- por conseguinte, inevitável.
...