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CIDADANIA: UMA ANÁLISE RETÓRICA DO CONCEITO DE KARL MARX

Por:   •  30/12/2019  •  Artigo  •  5.351 Palavras (22 Páginas)  •  308 Visualizações

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CIDADANIA: UMA ANÁLISE RETÓRICA DO CONCEITO DE KARL MARX

Victor Rizo Schiavo[1]

Sumário: INTRODUÇÃO: Cidadania Direta dentro de uma concepção retórica; 1. Ontologia como estudo do ser empregado no discurso de Cidadania de Karl Marx; 2. Cidadania Ativa e Cidadania Passiva, um breve relato histórico e conceitual; 3. A Ontologia do Discurso Marxista na defesa da Cidadania Direta como forma de participação politica em Contrapartida a Retorica; 4. A Cidadania Direta como forma de aplicação para nossa sociedade em uma discussão posterior

RESUMO

O discurso marxista a respeito da cidadania nos apresenta de forma ontológica. Para isso, o presente estudo busca analisar a ontologia, apresentando o conceito e também faz uma analise histórica e conceitual do que é a cidadania, tanto na forma direta quanto na sua forma passiva. Dentro dessa analise, buscaremos apresentar um estudo retorico sobre a cidadania e ao final, uma analise dessa cidadania e sua aplicabilidade dentro da nossa sociedade.

Palavras-chave: Cidadania. Ontologia. Retórica.

ABSTRACT

The Marxist discourse about citizenship, presents an ontological form. For this, the present study seeks to analyze the ontology, presenting the concept and also makes a historical analysis and conceptual than is citizenship, both directly and in its passive form. Within this analysis, we will seek to present a rhetorical study on citizenship and the end, an analysis of that citizenship and its use within our society.

Keywords: Citizenship. Ontology. Rhetoric.

INTRODUÇÃO: Cidadania Direta dentro de uma concepção retórica.

        O conceito Cidadania é um tema amplo que precisa ser estudo, e mais do que isso, ser colocado em prática. Dentro dessa percepção, o presente estudo se originou na medida em que, a cidadania contribui para uma formação da Comunidade politica.

        Dentro desse cenário, adentramos no conceito de Karl Marx que apresenta a cidadania de duas formas: a cidadania direta e a indireta. Dessa forma vamos analisar o seu discurso ontológico, visto que, ele estuda a cidadania sem ser retorico, e dentro desse mesmo estudo vamos apresentar uma analise retorica sobre o tema.

        A escolha pelo tema baseou-se na sua relevância para a sociedade, na medida em que será proporcionada uma análise científico-doutrinário acerca da Cidadania Participativa e consequentemente da Democracia.

               Ademais, destaca-se a importância de se conhecer os estudos pertinentes ao tema visto que é um tema atual e relevante para a formação conceitual da sociedade. Dentro de uma analise será possível identificar as formas de cidadania e sua aplicabilidade dentro de nossa sociedade.

              Importa salientar que no Brasil já existem movimentos que estão ativos na politica, mas ainda é minoria na medida em que a maioria deixa seus direitos assegurados nas mãos de seus “representantes”.

              Desse modo, o surgimento dessa pesquisa vem com o intuito de esclarecer e mostrar o conceito de cidadania participativa que não se mantem apenas no direito de voto, mas em atuação direta na formação dos posicionamentos políticos / sociais.

             Por fim, vamos recorrer ao entendimento de Karl Marx, visto que como filosofo / sociólogo trouxe conceitos bastante relevante sobre a cidadania / democracia que pode ser aplicados no nosso cenário jurídico atual como forma de evitar a passividade dos cidadãos frente ao nosso sistema politico.

         Visto isso, dentro da concepção de cidadania apresentada por Karl Marx, vamos identificar esse conceito e sua aplicabilidade em pleno século XXI.

        Por isso é importante trazer os pensamentos de Karl Marx e apresentar a sociedade o conceito de cidadania em uma analise histórica, buscando-se uma analise que contribuirá para a sociedade atual. Como delimitação de objeto, à filosofia, dentro de uma análise ontológica e logo após uma analise retorica sobre o tema principal.

        Trata-se então de uma analise dentro da retórica em apresentar as definições de Karl Marx e logo após adicionar aos entendimentos externos do seu estudo e buscar, adentrar em nossa sociedade atual para desenvolver a cidadania direta como forma de atuação em combate a cidadania passiva como forma de representação.

        Será analisado então seu conceito dentro da histórica, mostrando como era e assim, tentar fazer ligação com a atualidade na medida em que, podemos aproveitar alguns conceitos já definidos e agrupar com outros para uma melhor aplicabilidade.

        Desta forma, em um conceito histórico a cidadania se apresenta de duas formas: a forma ativa, deste a Grécia, com o surgimento da ágora, os cidadão (naquela época somente alguns eram considerados cidadão) tinham uma participação direta na politica, dentro de uma comunidade que tomavam as decisões. A ágora era um local que geralmente ficava analisado no meio da cidade e ali, os cidadãos independentes podiam participar dessas decisões politicas. Mais a frente na historia, com o avanço das conquistas de terras do Império Romano, a cidadania vem então se apresentar na sua forma passiva. Devido as vastas terras de Roma, os cidadãos não tinham mais como participar ativamente da politica, nisso, os indivíduos passaram a ser sujeitos de direitos e começaram a possuir representantes.        

        Dentro desse breve relato histórico já vemos as mudanças ocorridas dentro da sociedade passada. Na atualidade também não é diferente, vemos que a cidadania se apresenta das duas formas, porém ainda vemos uma dominação da cidadania passiva visto que, muitos dos cidadão se acomodam ao fazer a escolha de seus representantes.

        Contudo, dentro desse estudo buscar-se-á uma analise dessa visão de cidadania e com isso contribuir para uma analise sobre o tema que tanto nos importa.

        Continuando, vamos apresentar não somente a visão Marxista, mas sim, uma analise retorica, visto que Karl Marx era um ontológico e seus estudos tinham um caráter de “verdade absoluta” na medida em que, desconsiderava conceitos externos ao seu.

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