COORDENAÇÃO DA ÁREA DAS HUMANAS E CIÊNCIAS EXATAS
Por: macamorim • 19/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.975 Palavras (12 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
- COORDENAÇÃO DA ÁREA DAS HUMANAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE DIREITO
ANA PAULA DA SILVA ARAÚJO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: em relação ao descarte de lixo doméstico
São Luís
2017
ANA PAULA DA SILVA ARAÚJO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: em relação ao descarte de lixo doméstico
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da CEUMA Universidade.
Orientador: MÁRCIA VALÉRIA
São Luís
2017
- SUMÁRIO
1 DADOS DE INDENTIFICAÇÃO ................................................................ 3
- TEMA .................................................................................................... 3
- DELIMITAÇÃO DO TEMA ...................................................................... 3
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ............................................................ 3
- HIPÓTESE ............................................................................................ 3
2 JUSTIFICATIVA ...................................................................................... 5
3 OBJETIVOS ............................................................................................. 7
3.1 Geral ..................................................................................................... 7
3.2 Específico ............................................................................................. 7
4 REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................... 8
5 PROPOSTA METODOLÓGICA ................................................................ 14
REFERÊNCIAS ........................................................................................ 15
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A autora do projeto de TCC é de ANA PAULA DA SILVA ARAÚJO, a professora orientadora Márcia Valéria e a área temática na qual a pesquisa está são de direito ambiental.
1.1 TEMA
Educação Ambiental: em relação ao descarte do lixo doméstico
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O foco deste projeto é o estudo sobre educação ambiental, em analisar a seriedade diante ao enfrentamento da relação dos lixos domésticos no Estado do Maranhão e um parâmetro no país sobre o descarte destes lixos. Com enfoque a educação ambiental na sociedade, fiscalização, incentivos sobre coletas e descarte de lixos domésticos, projetos socioambientais que possa haver a preservação da natureza, como a sustentabilidade do lixo doméstico.
1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O lixo doméstico é efetivamente descartado de forma correta, tendo em vista a proteção do meio ambiente pelo descarte do lixo?
1.4 HIPÓTESES
Observar a relevância sobre o a educação ambiental contemporânea realizando pontos e temáticas relevantes de atos positivos e negativos, para que se tenha a discernimento de como funciona a educação ambiental desta sociedade do século XXI o que mudou, em quesito de melhoramento, e no que pode ser ainda melhorado e mudado e, como funciona a educação ambiental nos lares, escolas e localidades públicas.
Assim como, observar a importância do Estado do Maranhão, assim como o país, em adotar uma educação ambiental mais efetiva e contínua, pois o que preza-se além de um meio ambiente adequado e melhor também são os conceitos desta preservação por parte das pessoas que a usufruem.
Seguidamente necessita-se estudar sobre o processo de descarte do lixo doméstico seu processamento de forma adequada, para que possa preservar o meio ambiente a saúde das pessoas, sobre projetos de reciclagem e alternativas renováveis quando há o descarte do lixo.
Neste projeto será preeminentemente debatido sobre a politica e do sistema estadual de educação ambiental instituído pela assembleia legislativa do Estado do Maranhão elucidar seus artigos mais relevantes para o estudo de referido tema do projeto.
E ao final haverá o aprofundamento do exame da necessidade de orientação educacional em escolas, universidades, órgão e localidades públicas sobre a conscientização do descarte adequado para o lixo doméstico, assim como meios renováveis para preservação da natureza.
2 JUSTIFICATIVA
A educação ambiental referente a destinação de lixo doméstico é um tema de grande relevância na abordagem deste projeto, pois o mesmo tem o objetivo de enfatizar sobre a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, em razão de ser direito e dever garantido constitucionalmente pela defesa e o uso do meio saído para presentes e futura gerações.
Politicas Públicas para dissipar esta educação ambiental se faz de extremo mérito, tendo em vista que, o Estado deva ser o maior educador e salientar a propagação de conscientizar sobre o descarte do lixo, tendo o mesmo um grande papel diante da conservação da natureza.
Com isto, sendo o Estado promovedor de politicas socioambientais para que incentive a própria população, de além do conhecimento e conscientização, o empreendedorismo para que haja meios alternativos de destinação do lixo como as coletas seletivas e triagem são alguns exemplos.
O Plano Estadual de Educação Ambiental contemplará, no mínimo, as linhas de atuação previstas no art. 15 da Lei nº 9.279/2010:
“As atividades vinculadas à Política Estadual de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas em processos formativos, por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:
...