CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: gutemberg300 • 21/10/2015 • Monografia • 7.097 Palavras (29 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SÃO PAULO
2015
GUTEMBERG DOS SANTOS SOUSA – RA C387ED7
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividades práticas supervisionadas
Trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2° semestre do curso de Administração da Universidade Paulista, na disciplina Evolução do Pensamento Administrativo, sob orientações do Professor Luiz F. Carlos Gomes.
SÃO PAULO
2015
Sumário
Introdução
1. Referencial Teórico
1.1 Administração Científica
1.2 Teoria Clássica
1.3 Teoria das Relações Humanas
1.4 Teoria da Burocracia
1.6 Teoria Neoclássica
1.7 Teoria do Desenvolvimento Organizacional
1.8 Teoria da Administração por Objetivos
1.9 Teoria de Sistemas
1.10 Teoria da Contingência
2. Perfil da Organização
2.1.1 Apresentação da Empresa
2.1.2 Força de Trabalho
2.1.3 Produtos e Clientes
2.1.4 Principais Insumos
3. Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análises
3.1 Teoria da Administração Científica
3.1.2 Análise e Sugestão de Melhorias
3.2.0 Teoria Neoclássica
3.2.1 Análise e Sugestão de Melhoria
3.3.0 Teoria de Sistemas
3.3.1 Análise e Sugestão de Melhoria
4. Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Anexos...............................................................................................................
Introdução
Este trabalho tem a proposta de apresentar as teorias administrativas e sua aplicação no estudo de caso, com fundamentos teóricos referenciados por métodos científicos desenvolvidos por Taylor, Fayol e demais autores.
Para tanto, visamos a conceptualização da administração, que através de sua definição e evolução desde a invenção da máquina à vapor por James Watt (1736-1819) provocou grandes mudanças à época, de ordem econômica, política e social, que foi o período chamado de Revolução Industrial, onde a máquina substituía o artesanato, dando assim, o ponto de partida aos desafios da administração às empresas. Essa história divide-se em seis fases, fase artesanal, fase da transição do artesanato à industrialização, fase do desenvolvimento industrial, fase do gigantismo industrial, fase moderna e fase da incerteza.
Este dissertativo visa atender ou despertar o desejo de aprofundar os conhecimentos da definição das teorias administrativas e possibilitar desenvolvimento e construções metodológicas a partir destas.
Como estudo de caso, iremos analisar a empresa Costa Factoring Ltda., especializada compra de créditos.
Analisaremos os procedimentos utilizados no tema desenvolvido, com apontamentos da fundamentação teórica e propostas de melhoria para a empresa citada.
- Referencial Teórico
Administração e suas perspectivas
A palavra Administração vem do latim Ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.
A TGA – Teoria Geral da Administração - estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.
A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação de desempenho dirigido a metas previamente determinadas, a obtenção e a alocação de recursos etc.
A administração tem pouco mais de cem anos e acumulam conhecimentos de vários pensadores de diversas correntes como filósofos, economistas etc.
Referências pré-históricas acerca das magníficas construções erigidas durante a antiguidade no Egito, na Mesopotâmia e na Assíria testemunharam a existência em épocas remotas de dirigentes capazes de planejar e guiar esforços de milhares de trabalhadores em monumentais obras que perduram até nossos dias, como as pirâmides do Egito.
1.1 Administração Científica
A Administração Científica no início focalizou-se no plano de trabalho individual, onde cada operário baseava-se em sua própria experiência anterior para realizar tarefas, que consequentemente gerou grande disparidade nos métodos de trabalho, que por fim, Taylor verificou a necessidade de implementar um método planejado para execução de tarefas, ou seja, racionalização do trabalho e abandonar o empirismo.
A principal razão para a invenção do estudo dos tempos foi à busca para definição dos salários.
...