Características do Estados Contemporâneo
Por: Camila Botta • 23/5/2018 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Características do Estado Contemporâneo:
Sequencialmente, de um Estado Liberal que buscava, através da livre iniciativa privada, o acumulo do lucro e o aumento do capital para uma proposta de Estado intervencionista, paternalista, que de certa forma, inibia toda
Estado é um conjunto de indivíduos unidos e organizados com finalidade de obter objetivo comum. Entende-se por sociedade politica por ser uma organização de direito positivo, tendo como governantes e governados com a mesma finalidade, o bem público. A sociedade sentiu necessidade promover o bem comum e o bem publico obtendo uma coordenação de esforços organizados.
A população se resume em uma união de indivíduos de várias origens em um determinado território, este que consequentemente se organiza em um governo, daí os três elementos do Estado: a população, o território e o governo.
A origem histórica do Estado e a sociedade politica teve sua existências através dos cidadãos patriarcais, sendo a família a célula da sociedade. Examinando a formação natural do Estado, o processo da sua elaboração social, para constituir novos Estados, foi adotado três modos: modos originários, modos secundários e modos derivados pelo modo originário sua formação vem diretamente da população do país sem interferência de outro Estado; no modo secundário, vários Estados se unem formando um novo Estado, ou quando um deste se divide formando um novo Estado. Pelo modo derivado, ocorre quando um Estado influencia outro
A duas forma do Estado unitária ou composta. O Estado unitário há centralização do poder político. Podendo conter uma descentralização administrativa, com as unidades regionais de execução, mesmo sem autonomia política só existe um Legislativo, um Judiciário e um Executivo.
Já na forma composta existem quatro modalidades: União Real, união pessoal, confederação e federação. Na União Real são anexados dois ou mais Estados soberanos, perdendo a soberania a favor do novo Estado criada da união. Na União pessoal permanecem as suas soberanias, unindo dois ou mais Estados por um período de tempo sendo governado apenas por um monarca. A confederação é constituída através de acordos,tradados ou convenções, os Estados se unem com o mesmo objetivo comum e permanece com seus soberanos. A federação é submetida por unidades a uma constituição, que institui a união federal, emfavor da união abdica da soberania, porem permanece com autonomia político-administrativa.
Surge um Estado contemporâneo com as consequências das turbulências entre países, cada qual com sua forma politica e mediantes as crises internas.
O Estado contemporâneo tem a função de zelar pelo bem estar social, e destinar parte para o povo, através da estatização de empresas, além da prestação de serviços sociais ao cidadão e a segurança do território nacional.
Portanto, este estado se caracteriza por um governo republicano onde o povo é soberano, e a ele são impostas regras a todos igualmente, gerando um Estado justo e democrático.
...