Coercividade da norma
Por: jidercia • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
RESENHA: HELENA
AUTOR: MACHADO DE ASSIS
Quando morre o conselheiro Vale, um homem extremamente rico aparece Helena como sua filha e também herdeira, como foi citado no testamento. Estácio como um bom homem acatou a decisão e levou sua irmã para morar com ele e sua tia Dona Úrsula. Essa por sua vez não aceitou a vinda de uma sobrinha, mas Helena cada vez mais ocupava lugar na casa cuidando até melhor que sua tia.
Com o passar do tempo helena e Estácio se tornaram grandes amigos, e ele por sua vez começou a nutrir um sentimento que não era apenas fraternal, e isso deixa ele sem saber o que fazer pois não poderia estar apaixonado por sua irmã.
Helena passou a assumir os cuidados total da casa, pois sua tia estava doente. Ela cuidou não somente da casa mas como também de sua tia até que ela se recuperasse, fazendo que com isso sua tia a olhasse com bons olhos.
Estácio acaba ficando noivo de Eugenia, para numa forma de fugir de seu sentimento, mais cada dia que se passava mais ele queria viver esse amor proibido. Por motivo de doença Estácio foi viajar com a família de sua noiva, que tinha um parente adoecido deixando sua irmã aos cuidados de sua tia. Eis que chega Mendonca amigo de infância de Estácio desistindo do casamento, pois muitos diziam que ele iria se casar por interesse já que não possuía dinheiro.
Em uma bela tarde Estácio foi dar um passeio e viu helena sair de uma casa, em seguida cortou a própria mão para saber quem era aquele homem. Ficou lá por algum tempo, e saiu pensando o pior de Helena, conversando com um padre sobre o ocorrido, esse logo entendeu que Estácio estava com ciúmes de Helena. Com o passar dos dias acaba acontecendo inevitável, o confronto entre Estácio e Helena, onde toda a verdade vem à tona. Helena não era irmã de Estácio, aquele homem com o nome de Salvador era seu pai verdadeiro. Ângela, mãe de Helena deixou o marido que estava viajando para cuidar de seu pai doente, acabou conhecendo o Conselheiro vivendo com ele, até sua morte. O conselheiro criou Helena como se fosse sua própria filha, ia visita lá sempre na escola onde estudava e morava. Helen quis contar tudo mas seu pai verdadeiro não deixou por ser a única oportunidade da filha não ser como ele.
Dito tudo Helena sai no meio de uma forte chuva causando lhe uma doença grave. Dona Úrsula e Estácio, mas nada faria com que ela melhorasse, além de doente por causa da chuva estava riste pois seu pai havia ido embora mais uma vez. Estácio manda achar Salvador, mas não adianta pois Helena morre mas não só por sua doença causada da chuva, mas também por tristeza. No leito de sua morte Estácio faz uma declaração de para sua amada e a beija, o primeiro e único beijo de amor de Helena e nesse momento Estácio diz que perdeu tudo.
JIDÉRCIA GUEDES
RA: 8097894144
1° SEMESTRE
...