Crise de legitimidade
Por: Pswt12 • 30/11/2015 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Crise de legitimidade e as bancadas parlamentares
É observável que a crise de legitimidade brasileira é um dos principais fatos provocado pela falta de identificação entre a sociedade civil, a legislação a qual encontram-se submetidos e alguns de seus “representantes políticos”. Tal realidade poderia ser remodelada com o respeito à estruturação dos Princípios do Estado Democrático de Direito, algo que possui pouca observância na prática do atual processo legislativo. Falta para a democracia brasileira o espaço público não restrito ao âmbito estatal qualificador da capacidade de criação de leis que apresentem maior integração entre Estado e Sociedade, ou seja, a intermediação de uma política deliberativa.
Na corrente configuração parlamentar, algumas bancadas conservadoras apresentam-se como verdadeiras barreiras para a melhoria da democracia no país através da criação de alianças, uso de métodos inconstitucionais e até mesmo por meio do apoio midiático sensacionalista. Assim o fortalecimento da bancada conhecida como BBB (boi, bíblia e bala ou ruralistas, religiosos e delegados) traz consigo uma onda de intervenções retrogradas e ilegítimas, com articulações para mudar a situação de projetos que, devido ao caráter polêmico e anacrônico, eram facilmente rejeitados, fato esse causador de insatisfação na população que objetivam políticas igualitárias e justas.
Devido a tamanha deformação no estabelecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil, o exercício da cidadania e, decorrente disso, a representação do povo encontram-se prejudicados e desamparados, caracterizando a origem da crise que atinge a política moderna, tem-se uma situação que se afasta cada vez mais do que era inicialmente pretendido
...