TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise de legitimidade

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Crise de legitimidade e as bancadas parlamentares

      É observável que a crise de legitimidade brasileira é um dos principais fatos provocado pela falta de identificação entre a sociedade civil, a legislação a qual encontram-se submetidos e alguns de seus “representantes políticos”. Tal realidade poderia ser remodelada com o respeito à estruturação dos Princípios do Estado Democrático de Direito, algo que possui pouca observância na prática do atual processo legislativo. Falta para a democracia brasileira o espaço público não restrito ao âmbito estatal qualificador da capacidade de criação de leis que apresentem maior integração entre Estado e Sociedade, ou seja, a intermediação de uma política deliberativa.

     Na corrente configuração parlamentar, algumas bancadas conservadoras apresentam-se como verdadeiras barreiras para a melhoria da democracia no país através da criação de alianças, uso de métodos inconstitucionais e até mesmo por meio do apoio midiático sensacionalista. Assim o fortalecimento da bancada conhecida como BBB (boi, bíblia e bala ou ruralistas, religiosos e delegados) traz consigo uma onda de intervenções retrogradas e ilegítimas, com articulações para mudar a situação de projetos que, devido ao caráter polêmico e anacrônico, eram facilmente rejeitados, fato esse causador de insatisfação na população que objetivam políticas igualitárias e justas.

     Devido a tamanha deformação no estabelecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil, o exercício da cidadania e, decorrente disso, a representação do povo encontram-se prejudicados e desamparados, caracterizando a origem da crise que atinge a política moderna, tem-se uma situação que se afasta cada vez mais do que era inicialmente pretendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com