DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA
Por: felipelpm • 19/11/2018 • Tese • 846 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA 1
TJBs – amplificador em emissor comum
Alunos: Rosivaldo Costa Santana 13/0133086
Pedro Cairê Mergulhão Montenegro 12/0132290
Professora: Flávia
Turma: G
Dia da Semana: Sexta-Feira
Brasília
2018
- Experiências
Experiência 1). Monte o circuito da Figura 1, com os valores dos componentes apresentados na Tabela 1. Seja 𝑣𝑠 (𝑡) uma onda senoidal de amplitude 20mV e frequência 1kHz. Realize e documente os seguintes experimentos:
[pic 1][pic 2]
Tabela 1: Tabela com os parâmetros para o experimento 1
[pic 3][pic 4]
Figura 1: Amplificador transistorizado
- Se o sinal de saída saturar, reduza a amplitude da entrada até que o transistor esteja fora das zonas de corte ou de saturação. Relate os seus procedimentos até obter um sinal de entrada adequado. O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜(𝑡)? Capture a forma de onda de 𝑣𝑠(𝑡) e 𝑣𝑜(𝑡).
- Aumente a amplitude do sinal 𝑣𝑠(𝑡). Capture a forma de onda de 𝑣𝑠(𝑡) e 𝑣𝑜(𝑡). O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜(𝑡)?
- Volte às condições do item (a), utilizando o mesmo sinal de entrada daquele item. Faça 𝑅𝑠 = 0𝛺. O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜(𝑡)?
- Volte inicialmente às condições do item (a), utilizando o mesmo sinal de entrada e o mesmo valor de RS daquele item. O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜 (𝑡) quando 𝑅𝐿 = ∞𝛺?
- Volte inicialmente às condições do item (a). A seguir, para estimar a faixa de operação do amplificador, varie a frequência do sinal de entrada entre 1Hz e 200KHz. Relate suas observações a respeito da faixa de operação do amplificador. Sugestão: Capture a forma de onda da entrada 𝑣𝑠 (𝑡) × 𝑡 e da saída 𝑣𝑜 (𝑡) × 𝑡 para alguns valores de frequência (no mínimo, 10 valores) de modo a ilustrar suas observações
Experiência 2). Acrescente ao amplificador estágios de entrada e de saída como mostra a Figura 7. Com grandes simplificações, podemos dizer que este é um amplificador de sinais de voz. Use de sua imaginação para testar algumas características deste amplificador. Relate e explique os procedimentos adotados.
[pic 5][pic 6]
Figura 7: Amplificador de sinais de voz com estágio de saída push-pull
[pic 7][pic 8]
Tabela 2: Tabela com os parâmetros para o experimento 2
Realizamos alguns testes no alto falante do experimento 4. Amplificamos o som da música no celular colocando-o próximo ao microfone de eletreto, o som é amplificado, mas há bastante distorção e ruído.
Observamos também o efeito de liga-lo em uma fonte AC senoidal, variamos a frequência e a amplitude do sinal de entrada e vimos que quando aumentos a frequência o som fica mais agudo e é amplificado, já quando variamos a amplitude o som da saída é amplificado aumentando a distorção, para baixas frequências o microfone e o circuito se mostraram ineficientes, não conseguimos pegar através da fonte senoidal sinais de baixa frequência.
- Questões experimentais e discussão
Questão 1). Em relação ao Experimento 1, responda:
- O ganho obtido em 1(a) está entre os valores obtidos no item 5 da parte teórica? Discuta.
- Explique o que acontece com a componente AC da saída v0(t) nos itens 1(b), (c) e (d), e procure justificar com base em seu conhecimento acerca do funcionamento do circuito.
- Explique porque o amplificador possui a faixa de operação obtida no item 1(e).
Questão 2). Enumere e explique alguns dos problemas observados no amplificador de áudio projetado no Experimento 2.
Após uma bateria de testes no circuito montado identificamos que o som amplificado possui bastante distorção e ruído, para realizarmos esse tipo de testes usamos sons de celular para testar e verificar a qualidade de som que é baixa, nós constatamos também que o amplificador não consegue amplificar sons em baixa frequência, para isso utilizamos uma fonte senoidal e ajustamos os valores da frequência de entrada e ele se mostrou ineficaz para amplificar sinais deste tipo, ele não pega para baixas frequências.
...