DIREITO COSTITUCIONAL
Por: Mairalemos • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Livro Curso de Filosofia do Direito
Eduardo Bittar
Capitulo 3
Aluna: Maíra Oliveira Lemos de Barros
Turma: CCJ0109
Resenha sobre Platão
Platão: Idealismo, Virtude e Transcendência Ética
Platão é centralizador e é o discípulo mais notável de Sócrates e desenvolve o mesmo pensamento socrático: a virtude é o conhecimento, e o vicio existe em função da ignorância.
As ideias para Platão são certas, eternas e imutáveis, tendo-se em vista que tudo é incerto, perecível e mutável. Somente a alma logística é capaz da ciência, deriva das ideias perfeitas e imutáveis.
A virtude significa qualidade, resultado positivo de comando moral. O virtuosismo platônico tem a ver com o domínio das tendências irascíveis e concupiscíveis humana. Já o vicio é o ódio, rancor, inveja, ganancia.
O mito de Er fala de um guerreio da Ásia Menor chamado Er que foi morto em uma batalha e teve seu corpo encontrado entre outros cadáveres de guerreiros nas condições de um cadáver são e integro, depois foi velado por doze dias, sendo que no ultimo dia recobrou a vida. Quem narrou esse relato foi Sócrates, ainda foram atribuídas outras informações acerca da vida no além. Assim as almas injustas pagavam para cada injustiça cometida, dez vezes mais, a duração de cada punição é de cem anos, já para cada boa ação, na mesma medida a recompensa é decuplicada.
A justiça possui raízes além da vida, onde a doutrina paga. Já a conduta ética possui raízes no além, de modo que os homicidas, tiranos, libertanos e Sócrates não podem representar se justo ou injusto.
Platão busca sempre pelo conhecimento verdadeiro e critica a democracia.
...