Defesas processuais apresentadas por instrumento próprio (exceções e reconvenção)
Seminário: Defesas processuais apresentadas por instrumento próprio (exceções e reconvenção). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabielegomes • 4/9/2014 • Seminário • 792 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
dizer exceção de incompetência do juízo e de impedimento do juiz;
b) nas exceções instrumentais, de que cogita o Código de Processo Civil, o legislador não levou em conta a distinção doutrinária entre objeção e exceção;
c) o juiz, no curso do processo, pode considerar de ofício a existência de pagamento, por se tratar de objeção, mas não pode apreciar de ofício a compensação, por ser tratar de exceção de direito material;
d) as exceções de impedimento e de suspeição têm tratamento legal diverso daquele previsto para a exceção de incompetência relativa, mas se submetem à incidência do mesmo prazo preclusivo, no procedimento ordinário.
2ª Questão
Sobre reconvenção é correto afirmar:
Plano de Aula: Defesas processuais apresentadas por instrumento próprio (exceções e reconvenção).
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - CCJ0036
Título
Defesas processuais apresentadas por instrumento próprio (exceções e reconvenção).
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
3
Tema
Defesas processuais apresentadas por instrumento próprio (exceções e reconvenção).
Objetivos
- Identificar e conhecer os conteúdos das exceções de incompetência, impedimento e suspeição, bem como cabimento da reconvenção.
- Conhecer e distinguir seus prazos e legitimidades diferenciadas, a partir da diversidade de características desses instrumentos, como o cabimento de ação rescisória fundada no impedimento e natureza de ação incidental da reconvenção.
- Deixar bastante evidente a inaplicabilidade de interpretação literal aos arts. 304 e 305, CPC, quanto à exceção de incompetência, por sua natureza relativa.
- Ter capacidade de diferenciar as exceções de direito material das exceções processuais em estudo.
- Conhecer os procedimentos e natureza da decisão de julgamento dos institutos em questão (exceções e reconvenção), bem como o efeito (não necessariamente suspensivo) do recurso contra o julgamento das exceções (art. 306, CPC).
- Conhecer o tratamento dado às matérias no Projeto de novo CPC.
- Redigir as respostas das questões das avaliações e casos concretos sobre o tema objeto da aula, observando, necessariamente, as diretrizes estabelecidas pelo ENADE e OAB.
Estrutura do Conteúdo
1. As exceções de incompetência, impedimento e suspeição: legitimidade, prazo, procedimento, natureza da decisão de julgamento e do recurso correspondente.
2. Incidência (ou não) de preclusão, a respeito das matérias.
3. Distinção entre as exceções acima mencionada (em estudo) e as exceções de direito material (exceção de contrato não cumprido, compensação, dentre outras).
4. Reconvenção: legitimidade, prazo, procedimento e natureza da decisão de julgamento. Não incidência dos arts. 188 e 191, C.P.C.
5. Tratamento dado às matérias no Projeto de novo CPC.
Aplicação Prática Teórica
Questão Discursiva.
Gilberto promove ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face Amadeu para postular a condenação do réu a lhe devolver um imóvel que lhe emprestou a título de comodato, vencido o prazo previsto no contrato e previamente notificado para desocupar a coisa. Citado, o réu oferece defesa e nela alega que a ação foi distribuída para o juízo da comarca de Friburgo, do domicílio do autor da ação, pelo que os autos deverão ser remetidos para o juízo de seu domicílio localizado na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, por se tratar de ação pessoal,
...