Desafio baleia azul
Por: ingridm • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 341 Visualizações
O QUE É O DESAFIO
O suposto jogo suicida, originalmente criado na Rússia, incita jovens a cometerem 49 desafios e sendo o último o 50 o ultimo desafio do jogo e de suas vidas, com o ato de tirar sua própria vida, com a crescente fama do jogo, em poucos dias foram se espalhando os números de suicídio no mundo, acredita-se que o próprio jogo tenha se espalhado no mundo, fazendo milhares de vítimas, o desafio baleia azul, e um jogo em que se deve cumprir 49 desafios incluindo automutilação e como outros casos sendo e de cortar os próprios lábios desenhar uma baleia em seu próprio antebraço e vários outros, sendo o último o de tirar a própria vida geralmente pessoas que entram nesses tipos de jogos são jovens e adolescentes que procuram por algo desafiador ou jovens com baixa estima, procurando uma forma de chamarem a atenção para si como forma de gritar por socorro, jovens que já passaram por transtornos psicológicos, que sofreram grandes traumas em suas vidas, e que acreditam deixar um “legado” antes de cometerem tal ato, que acreditam que a única forma de acabar com tamanha dor interna seria tirando a própria vida, cometendo suicídio.
COMO FUNCIONA ESSE DESAFIO
O desafio consistem em 50 desafios no total, das mais simples tarefas as mais mórbidas, algo como se mutilar cortando os lábios ou até mesmo desenhando uma baleia no ante braço com gilete, e até mesmo furar a palma das mãos varia vezes, sendo assim o desafio final o de tirar a própria vida, as tarefas são repassadas aos jogadores pelo “curador” ou seja o criador do jogo, a palavra em si curador tem significado de ( o que cura um doente), o curador envia diariamente ao desafiante o desafio a ser cumprido, que deve ser cumprido, caso o desafiante venha querer se retirar do jogo, antes de cumprirem todos os desafios, são ameaçados pelos curadores, sendo assim começam a ficarem paranoicas e com hipervigilância, pensando que pessoas a sua volta estão as observando, sendo assim a própria paranoia as obrigam continuarem no jogo.
QUEM SÃO OS USUÁRIOS
De acordo com uma delegacia do Rio de Janeiro especializada em crimes de informática, o perfil dos usuários desse jogo, são adolescentes de 12(doze) a 14(quatorze) anos de idade com alta tendência a depressão, a maioria dos jovens resiste na saída do jogo por temerem ameaçadas contra suas próprias vidas e a de seus familiares, feitas pelos administradores dos jogos chamados de “curadores”.
PERFIL PSICOLÓGICO DOS USUÁRIOS
O perfil dos usuários são adolescentes com alta tendência a depressão, adolescentes que sofrem, ou já sofreram grandes traumas, sejam na escola como bullying sejam na família como abusos, são jovens com alto grau depressivo, mas os números apontados para o alto grau de depressão são jovens que sofrem bullyng nas escolas, esses jovens tem a percepção de que o jogo será algo desafiador, que lhes causaram uma adrenalina que os farão no momento esquecerem toda “dor” causada pelo bullying e em outros casos pelos abusos sexuais, os jovens encontrados no brasil, que as autoridades acreditam estarem participando do jogo, tinham sinais de ingestão de remédios e mutilação, seriam o jogo algo desafiador para os usuários, algo em que lhes trariam uma emoção diferente, uma emoção desafiadora de estarem fazendo algo fora dos padrões normais impostos pela sociedade, ou a primeira impressão e que o desafio e algo desafiador e que apenas pessoas com coragem o suficiente para entrarem no jogo são aceitas? Pelo contrário, o jogo em si já e algo que meche com o psicológico abalado de jovens que se sentem excluídos de algumas relações sociais que se sentem excluídos de grupos sociais, grupos esses que em certos casos os excluem com comentários insignificantes, sendo de bullyng de piadinhas de comentários racistas, os adolescentes e pré adolescentes estão em uma fase que não percebem as consequências dos seus atos, esse jogo pode atrair não só aqueles em situação vulnerável, mas também pode atrair outros pela sedução da emoção.
PARA CITAR CASOS
Feitas algumas pesquisas em redes sociais, foram encontrados diversos grupos relacionados ao jogo baleia azul, grupos contra e a favor ao jogo. Jovens perguntando como se faz para entrar no jogo, no Paraná foi aberta uma investigação para apurar 7 tentativas de suicídio todos no mesmo dia, de acordo com as autoridades e que todos os jovens tinham sinais de mutilação, mas em são Paulo uma escola teve uma brilhante ideia, em resposta ao jogo suicida baleia azul, eles criaram 50 desafios contrários ao jogo, algo relacionado a ética e solidariedade que visem o respeito entre todos os jovens.
As consequências de tal jogo são irreversíveis, além de antes do desafio final deixarem marcas (mutilação) depois do termino do jogo deixam algo irreversível aos familiares, o sentimento de tristeza, o sentimento de culpa, de sempre ter estado ali, e infelizmente não ter visto os sinais que essa pessoa mesmo não querendo dava, sinais em que o jovem fica retraído, se isola, não quer mais sair do quarto, não se sente mais à vontade no meio da própria família. O sentimento de culpa sempre estará presente na vida dos pais, e quem o fez ficar isolado causando a depressão ficara eternamente com o sentimento de culpa de que poderia ter sido diferente
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