Descaso fichamento
Por: Roma Italo • 2/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 503 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Szarfir, Alexandra Lebelson. Descasos: uma advogada às voltas com o direito dos excluídos – SãoPaulo: Saraiva, 2010.
O livro nos mostra fatos e personagens reais e relevantes não só operados do Direito como para pessoas que tem curiosidade sobre o funcionamento do sistema carcerário e a morosidade da Justiça brasileira, a autora apresenta os seguintes casos: Magistrado dormindo, Rosálina, Bandidos e homens do bem, Quem mandou morar na favela, José Roberto, Justiça, bom senso e incompetência, Camegundes, Algemas, Lady Laura, Miss Presídio, Excesso de prazo e louca, Luciano Capeta, Tia Filó, Punidos por tabela- guia prático de visitas, Tortura (Polícia Civil e Militar), Muvuca, Mais uma Maria, Não Pessoas, A saia da discórdia, O crime que eu cometi e por fim, Eu meu nariz e Ela, que autora guardou para o final sua história comovente
Todos os casos relacionados no livro causam indagações, um em especial chamou minha atenção é o primeiro a falta de postura do Magistrado que sem perceber o grau do cargo dorme em plena sessão, e para não demostrar seu erro usa da imperatividade do cargo atribuído (p.14). Outro fato interessante e saber que aprendemos sobre a dignidade humana, luta histórica e chegarmos ao conformismo. Assim como relatado as Miss Presídio, que antes eram reconhecidas como mulheres e através do retrocesso onde foram tirando seus aspectos e caprichos femininos (p. 45/46). Algemas, mais um exemplo de falha cometido por alguns juízes, onde o Magistrado só realiza a audiência após o detento ser algemado, alteração da lei ou escape utilizado para demonstrar poder (p.40). O caso José Roberto, outro exemplo de erros cometidos por promotores que causam prejuízos irreversíveis para o réu e movimentação da máquina judiciária somente por falta de bom senso (p. 27/28)
Esta obra pode ser catalogada como um manual prático para iniciantes, leigos, recém formados e até para alguns juristas ou Magistrados que não conhecem o outro lado real do ramo do Direito Penal aprendido em simulações superficiais, desde do primeiro dia de aula sabemos que a prática que nos mostrará a verdade, porem em se tratando de vidas a dignidade e apontada como um simples objeto de importância Jurídica e o casos abaixo nos mostra que estamos longe de atingir a meta do leis positivadas como forma de educação.
O livro nos mostra uma serie de injustiças e como aprendemos no curso de Direito Administrativo, podemos ver os vícios de desvios de finalidades e vários abusos do poder nos atos aplicados na justiça criminal. Vivemos em um Estado democrático onde os representantes do povo deveriam saber que é inadmissível pessoas serem tratadas dessa forma e que não só afetam a Dignidade da Pessoa, mas também coloca em dúvida os poderes autônomos do Direito.
...