TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionário Jurídico Direito do Idoso

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.269 Palavras (30 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 30

UFF - Universidade Federal Fluminense

Vocabulário de Direito do Idoso

        

Direito do Idoso

Professor: Jean Albert Saadi

Rodrigo Nitzsche

Elaine Barbosa

Gabriel Carreiro

Gabriela Butter

Betina Restum

Nicolle Clemente

Leticia Freire

Junho 2015

Introdução

O presente trabalho visa a elaboração de um glossário com termos e palavras contidas na Lei 10.741 de 2003, denominada Estatuto do Idoso. A referida lei consiste em um marco na legislação brasileira, uma vez que é dedicada a tutelar os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Objetivando consagrar as garantias já elencados na Constituição Federal de 1988, a lei 10.741/03 visa promover a autonomia, integração e participação efetiva dos idosos na sociedade.

A obra em questão é uma coletânea de quarenta e três termos retirados do referido Estatuto e seguidos de suas perspectivas definições. Como base do estudo realizado, foram feitas pesquisas em vocabulários jurídicos, doutrina e na própria legislação brasileira. Ao final de cada descrição, consta de qual obra o conceito ou termo foi extraído.


Vocabulário de Direito do Idoso

1) AÇÃO CIVIL PÚBLICA – 1. Ação especial para reparação de danoscausados ao meio ambiente, ao consumidor,ao patrimônio artístico, estético,histórico e paisagístico; a iniciativa competeao Ministério Público (CF, 129, III; Lein. 7.347, de 24.07.1985).

Bibliografia:

  • Santos, Washington dos. Dicionário jurídico brasileiro. Editora Del Rey, 2001, Belo Horizonte/ MG.

Por: Aline Setaro Soares Masullo

2)AÇÃO DE ALIMENTOS – 1. É a ação pela qual uma das partes, seja em ação de separação ou divórcio, anulação de casamento, dentre outras causas, pleiteia que o outro o provenha com os meios necessários para a sua manutenção, cabendo ao juiz determinar o quantum lhe parecer mais justo, considerando a proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. Esta ação é de rito especial, e o reclamante deverá expor perante o juiz as suas necessidades, provando o grau de parentesco ou a obrigação de alimentar do devedor. O juiz, então, ao despachar o pedido, deverá fixar alimentos provisórios, salvo se o credor reconhecer desnecessário.

Bibliografia:

  • GONÇALVES, Carlos Roberto. Sinopses Jurídicas 2. Direito de Família. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
  • Lei nº 5.478/68
  • Artigos 1.694 a 1.710, do Código Civil
  • Artigos 732 a 735, do Código de Processo Civil

Por: Gustavo Porto Neves

3) AÇÃO DE INTERDIÇÃO – 1. Ação de Interdição é a medida utilizada judicialmente para declarar uma pessoa totalmente ou parcialmente incapaz para prática de atos da vida civil, nomeando-lhe um curador. Essa medida está prevista na legislação brasileira, especificamente no Código Civil e no Código de Processo Civil, sendo muito utilizada em ações que envolvem pessoas idosas, haja vista que as pessoas nessa etapa da vida são acometidas de doenças que lhes tiram o discernimento para os atos da vida civil.         
        As pessoas que podem ser interditas são aquelas que se enquadram no Art. 1.767 e Incisos do Código Civil, disposto a seguir:
Estão sujeitos a curatela: I – aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; II – aqueles que, por outra causa duradoura, não puderem exprimir a sua vontade; III – os deficientes mentais, os ébrios habituais e os viciados em tóxicos; IV – os excepcionais sem completo desenvolvimento mental; V – os pródigos.

        A competência para promover a interdição são daquelas pessoas que se enquadram no Art. 1.768 e Incisos do Código Civil disposto a seguir: A Interdição deve ser promovida: I – pelos pais ou tutores;  II – pelo cônjuge, ou por qualquer parente; III – pelo Ministério Público.

Bibliografia:

  • MONTENEGRO FILHO, Misael. Processo civil para concursos públicos. 6.ed., São Paulo: Método, 2009.        
  • SIMÕES, Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. 4.ed., São Paulo: Cortez, 2010.        
  • MANUAIS, Vade-mécuns etc. I. PINTO, Antonio Luiz de Toledo. II.WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos. III.CÉSPEDES, Livia. 9.ed., São Paulo: Saraiva, 2010.

Por: Eunice Dorcas Sobreira Freire

4)AÇÃO MANDAMENTAL –1. É a que objetiva a ordem judicial ao demandado, impondo-lhe uma determinada conduta, como, por exemplo, a ação de manutenção de posse ou a ação de mandado de segurança.

Bibliografia:

  • SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico

Por: Manuela Costa de Araujo

5)ASSISTÊNCIA SOCIAL1. Constitui medidas públicas (um dever do Estado) ou privadas prestadas a quem dela necessitar, independentemente de contribuição direta à Seguridade Social, funcionando normalmente como um complemento ao Regime de Previdência Social, quando este não puder ser aplicado ou for insuficiente para a consecução da dignidade humana.

2. É direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

3.São entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos. Os objetivos da Assistência Social estão tratados no artigo 203 da CF.

Bibliografia:

  • AMADO, Frederico. Direito Previdenciário: coleção sinopses para concursos. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2012.
  • Artigos 203 e 204 da Constituição Federal
  • Lei nº 8.742/93 (LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social)

Por: Gustavo Porto Neves


6)APOSENTADORIA – 1.
É a prerrogativa da inatividade remunerada. Existem vários tipos: aposentadoria especial, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (450 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com