Direito Constitucional Exercícios
Por: tonk • 16/3/2017 • Relatório de pesquisa • 565 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Direito Constitucional 1.
Prof. Nilton Medeiros
- No que diz respeito à atuação do Estado, qual a diferença existente entre os direitos de primeira e segunda dimensões?
R= De primeira geração, enfatiza-se, o princípio da liberdade, configurando os direitos civis e políticos, representando uma resposta do Estado Liberal ao Absolutista. Exige-se do Estado, o direito à vida, à liberdade de expressão de religião, à participação política, um Estado abstencionista... De segunda dimensão, impõem-se ao Estado uma melhoria nas condições materiais de vida da população em geral, notadamente na classe trabalhadora. Fala-se em direito à saúde, à moradia, à educação, à previdência social, à assistência social, um Estado prestacionista. Impõem-se ao Estado uma obrigação de fazer.
- O que seria a quinta dimensão dos direitos fundamentais? Justifique.
R=È o direito à Paz, esse concebido ao pé da letra qual direito imanente à vida, sendo condição indispensável ao progresso de todas as nações.
- Qual a diferença entre direito e garantia fundamentais?
R= Direito é uma norma de conteúdo declaratório, portanto, são normas que declaram a existência de um interesse, de uma vantagem. Ex: direito à vida, à propriedade etc. Por outro lado, a garantia é uma norma de conteúdo assecuratório, que serve para assegurar o direito declarado. Ex: Habeas Corpus que serve para tutelar o direito de liberdade.
- O que seria a irradiação dos direitos fundamentais em relação ao Direito?
R=É a supremacia da constituição sobre as demais normas inscritas em nosso ordenamento, funcionando aquela como fundamento de validade das demais, consolidando a unidade que caracteriza o Direito.
- O princípio da igualdade exige o tratamento igual entre os membros da sociedade? Comente.
R= Sim, assim diz a constituição em seu artigo 5º caput.
- O que deve prevalecer: a liberdade de crença ou o direito à vida no que diz respeito à transfusão de sangue para pacientes que sejam testemunhas de Jeová? R= Depende do caso concreto, se for uma pessoa com risco de vida em uma cirurgia e o médico fizer uma transfusão de sangue para salvar a vida dessa pessoa, prevalece o direito à vida. No caso de uma pessoa idosa com problemas de saúde sem cura e por crença religiosa, optar em não fazer transfusão de sangue por sua vontade, prevalecerá à crença religiosa.
ANTONIO FERNANDES VIEIRA NETO 201308073631
...