Direito do trabalho
Por: xirico • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 373 Palavras (2 Páginas) • 776 Visualizações
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
1- Na busca por novas formas de resoluções de conflitos acerca de condutas criminalizadas, face ao notório insucesso e crise do tradicional modelo de Justiça Penal, vem emergindo a Justiça Restaurativa, que se destaca por ser alternativa condizente com o respeito aos Direitos Humanos e à dignidade da pessoa humana para dirimir conflitos tanto na esfera Penal quanto no âmbito da Infância e Juventude. Em relação à Justiça Restaurativa, avalie se as assertivas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.
(TJ-PR - 2010 - TJ-PR - Juiz)
() Sistema retribuído baseado no delito como ofensa à seguridade social.
() Identificada como uma justiça penal social inclusiva.
() Revitalização da vítima em processo dialogado e fundado no princípio consensual. () Modelo retribuído, de resposta imposta verticalmente e concretizada pela aplicação de pena pelo Estado ao autor da conduta criminalizada.
- F, V, V, F;
- V, V, V, V;
- V, F, V, V;
- V, F, F, V;
- F, F, V, V.
- Pesquise em jornais, revistas e meios eletrônicos sobre a Justiça Restaurativa e faça um resumo sobre o tema abordado.
- A Justiça Restaurativa é uma corrente surgida há cerca de quarenta anos nas áreas de criminologia e ictiologia. Assume-se como um novo paradigma de justiça, caracterizado essencialmente pela
(Analista Judiciário-Psicólogo - TJ - PE/2012)
- Dificuldade encontrada pela vítima em se reequilibrar psicossocialmente após o sofrimento de qualquer tipo de crime.
- Promoção da efetiva participação dos interessados -vítimas e infratores - na solução de cada caso concreto.
- Obrigatoriedade da submissão do criminoso a técnicas psicoterapêuticas em conjunto com a vítima.
- Necessidade que a sociedade tem de ver punido criminalmente o criminoso violento.
- Retirada da relação vítima-criminoso do protagonismo do processo.
Desenvolvimento
RESPOSTAS
1-Letra A.
2-Justiça restaurativa tem como ferramenta de atividade o consenso e, para alcança-lo, vitma, infrator, terceiros afetados pela infração e membros da comunidade refletem, transformam e constroem soluções para os conflitos causados pelo crime, chega como mecanismo de transformação social, uma vez que abre caminho para a forma participativa de promoção da paz social, dando possibilidade de conciliação as vítimas e aos agressores, de resolverem os transtornos oriundos dos conflitos sociais.
3-Letra B.
...