Direito empresarial e direito comercial
Resenha: Direito empresarial e direito comercial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucas2010 • 16/11/2013 • Resenha • 312 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
Direito Empresarial ou ainda Direito Comercial
São nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante, ou seja , o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.
O principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, em uma parte dedicada especialmente à matéria o Livro II, "do Direito de Empresa" que se estende do artigo 966 ao 1195.
Como mencionado, o principal ator dentro do direito empresarial é o empresário, e este possui uma definição específica no mesmo artigo 966:
"Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços" EMPRESA E SUA EVOLUÇÃO
Uma empresa é uma unidade sócio econômico integrada por elementos humanos,sócias e técnicos que tem por objetivo a obtenção de lucros através de sua participação no mercado de bens e serviços nesse sentido faz se necessário a utilização de trabalho por parte da equipe para obter o capital.
As evoluções das empresas ocorrem quando a mesma evoluem o modelo de gestão do negocio e na capacitação de seus ´´tripulantes´´ que são: os proprietários, os funcionários, os fornecedores e parceiros. Pois sem a capacitação dos mesmos se manterão parados na mesmice podendo assim serem esmagados pela concorrência que no mercado atual esta bem competitiva e bem preparada. A resposta está bem clara: evoluir sempre, a todo instante com a participação de todos os envolvidos de forma direta ou indireta no negocio.
...