Discurso de Marco Antônio
Por: Lidia Andrade • 30/10/2019 • Resenha • 617 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Lidia Andrade – 2HX
Trabalho Extra
Discurso de Marco Antônio
Para entender o contexto histórico do discurso de Marco Antônio e sua importância para o povo romano é necessário descrever os principais feitos de Júlio Cesar para que possamos entender os motivos pelo qual ele foi tão amado pelo povo e odiado pelo senado. Compreendendo assim o que levou a sua morte e entendendo as motivações para o discurso de Marco Antônio. Pontuando as principais mudanças para os cidadãos romanos e como isso foi importante para os dias atuais.
Júlio Cesar teve uma rápida ascensão em Roma com o apoio do exército e dos plebeus ele chegou ao cargo de ditador perpétuo, passando a ter o direito de criar novas leis. Não deixando sua vocação militar de lado, conquistou territórios na Espanha, na África e transformou o Egito em província romana. Através desse novo poder adquirido ele foi capaz de organizar e realizar diversas obras públicas além de reorganizar o quadro financeiro do Estado. Também foi estendido o direito a cidadania para outras regiões do território romano e foi permitido a entrada de gauleses no senado. Para realizações das obras foi se utilizado dinheiro dos próprios senadores. O envolvimento de César com uma mulher estrangeira gerou uma completa desaprovação no senado e insatisfação dos senadores foi responsável pela organização de um complô que deu fim ao governo de Júlio César. No ano de 44 a.C., sob o comando de Brutus e Cássio, um grupo de senadores assassinou o ditador.
Assim que ocorreu a morte de Júlio Cesar. O general Marco Antônio, fiel ao antigo ditador fez um discurso excitando as massas para que os feitos de Júlio não sejam esquecidos. O assassinato de Cesar de início havia sido bem aceito pela população, já que a explicação dada por seus autores foi a de que Cesar estava preste a dar um golpe e se auto-nomear Rei, o que em Roma era inaceitável. Mas devido ao seu discurso a população se volta contra os autores do crime considerando injusta a condenação de César e relembrando tudo que ele já havia feito por Roma no passado como obras públicas e suas vitorias militares. Com esse apoio da população cada um daqueles que participaram do golpe político foi perseguido. Além disso, por influência do estadista e filósofo Cícero, os membros do Senado decidiram entregar o controle de Roma para Caio Otávio, filho adotivo de Júlio César.
O assassinato de César desatou uma nova guerra civil entre os seus partidários e simpatizantes (Octávio, Marco Antônio e Lépido), e os defensores da República (Brutus e Cássio, principalmente). Este conflito terminou com a vitória dos partidários de César na dupla batalha de Filipos, e o estabelecimento do Segundo Triunvirato no qual Octávio, Marco Antônio e Lépido dividiram o controle de Roma.
Pode-se concluir através desse episódio histórico a importância de um discurso bem articulado e entender que isso pode mudar o rumo da historia.Ao defender a memória de Júlio na escadaria do senado Marco Antônio demonstrou o poder da oratória na hora de se fazer uma defesa e como é possível mudar o senso comum da população. Na hora de defender seu direito de resistir ou insurgir contra qualquer fator que ameace sua sobrevivência ou que represente uma violência a valores éticos ou morais humanistas a oratória se torna fundamental.Exemplo disso é o discurso de “I Have a Dream” durante a marcha pelos direitos civis em 1963, no estado de Washington.
...