Doutrinas Economicas
Por: Pedro Guerra • 6/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 992 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Direito
Trabalho de Economia
Doutrinas Econômicas
Pedro Henrique Guerra Ferreira
-Pesquisa Acadêmica com intuito de definir as doutrinas da economia.
.
Pedro Henrique Guerra Ferreira
Matrícula 577641
Direito/1º. Período/Noite
Belo Horizonte
08/08/2016
Economia Clássica
A Economia Clássica também denominada com Escola Clássica tem seus principais autores que são: Smith, Ricardo, Malthus, Say, Sismondi e Mill. A metodologia dos autores se baseia na reflexão sobre a formação de distribuição de riquezas.
Metodologia com que indicam os pensamentos econômicos dos autores da economia clássica;
- Ricardo e Malthus discutem sobre a renda da terra no contexto das guerras napoleónicas.( Fernández,Sonia)
- Revolução francesa. Malthus estarão na contramão.( Fernánde, Sonia)
- Começam as revoluções de operários na contramão das máquinas porque eliminavam postos de trabalho.( Fernández, Sonia)
Adam Smith baseia- se nos seguintes pontos:
- Progresso Económico.
- A melhor educação
- A Teoria de valor de Adam Smith
- A Teoria da Repartição do Rendimento
Adam Smith defende que o rendimento é a soma dos Salários com os Lucros e as Rendas.
Rendimento = Salários + Lucros + Rendas, segundo (AUTOR DESCONHECIDO).
David Ricardo nasceu na cidade de Londres no dia 18 ou 19 de abril do ano de 1772,
Para Ricardo o valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, contudo não dependia da quantidade excessiva, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção. Sua afirmação demanda então o preço do produto final.
Sua principal contribuição foi ha ideia do princípio do rendimento decrescente, devido ha renda das terras. Tentou deduzir uma teoria do valor monetário a partir do esforço da aplicação do trabalho.
Outra contribuição foi a Lei do Custo Comparativo, que demonstrava os benefícios causados de uma especialização internacional na composição das commodities do comércio internacional. Isso ocasionou o argumento mais importante da Inglaterra sobre o livre comércio, exercido pela Inglaterra por todo século XIX, Importando matérias primas e exportando manufaturas.
A teoria criada por Tomas Robert Malthus acreditava que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra gerando fome e miséria. Segundo Malthus a única solução seria os controles de natalidade, tendo em vista a proibição de terem filhos em países mais pobres, e o aumento do preço sobre o alimento ocasionando a morte por fome dos mais pobres.
Economia neoclássica
Economia neoclássica é uma expressão utilizada para identificar diversos pensamentos econômico que estudam a formação dos preços. A produção e que define a renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados, os dois movimentos que mais se destacaram da época são Marxismo e o Keynesianismo.
“Karl Max formulou seu pensamento baseado na realidade social da sua época, que era de um grande avanço técnico e aumento do controle sobre natureza pelo homem, mas por outro lado, a classe trabalhadora sofria mais opressão e ficava cada vez mais pobre. Sua doutrina partiu do estudo dos economistas ingleses Adam Smith e David Ricardo e da filosofia de Hegel”. (RUBÃO). A sua teoria mais conhecida é a “Mais Valia” onde se emprega como base a seguinte afirmação: que a força do trabalho era transformada em mercadoria, o valor de força de trabalho corresponde ao Socialmente necessário.
A doutrina econômica Keynesiana defendia a ideia de que o desenvolvimento econômico de uma nação estaria comungado a um princípio de não intervenção do Estado na economia. A defesa do keynesianismo diz a necessidade do Estado em buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes quantidades de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importância que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização de investimentos do setor privado, segundo Rainer Souza.
Economia Novo-Clássicos
Hoje em dia vemos como grade de discursão econômica três tipos de economia sendo: Socialista, Comunista e Capitalista, tais economias poderíamos abrir um dialogo enorme de discursão, mas a intuito é apenas apresentar os três tipos de economia com bastante objetividade em um paragrafo para cada sistema.
Numa sociedade socialista, todos os meios de produção pertencem ao Estado. O Governo decide o que ser produzido, como deve ser produzido e aloca a cada indivíduo uma parte dos bens de consumo, tendo com inspiração karl Marx, segundo Rafaelle.
...