EXERCÍCIO SOBRE ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS
Por: luiz.gabriel • 26/3/2020 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Página 1 de 2
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
DISCIPLINA: CRIMINOLOGIA
EXERCÍCIO SOBRE ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS
Nome: Luiz Gabrie Martins Maximiano
Apresente as principais características das seguintes escolas criminológicas:
- Clássica: Concebe o crime como fato individual, isolado, como mera infração à lei; é a contradição com a norma jurídica que dá sentido ao delito, sem que seja necessário uma referência a personalidade do autor, a sua realidade social, para compreendê-lo.
- Positiva: O crime é um fenômeno social que decorre de fatores sociais e naturais. O criminososo sobre influência interna ou externa, não possuindo o livre-arbítrio.
- Eclética ou mista: O delito é sempre um ato humano, portanto é uma atuação voluntária, transcendente ao munto exterior. O delito é um ato contrário ao Direito, portanto é algo culpável.
- Chicago: Defende que há um relação direta entre o spaçõ urbano e a criminalidade. Chamada também de teoria da "desorganização social".
- Radical: Teoria ´com viés marxista a qual explica que as condutas criminosas são o resultado de disputas políticas e o criminosos nada mais é do que uma construção política fruto da exploração de classes.
- Labelling Aproach: Defende que a criminalidade não é uma qualidade da conduta humana, mas uma consequência de um processo em que se atribui tal qualidade.
E das seguintes TEORIAS:
- - Associação Diferencial: Defende que o homem apresnde a conduta criminosa. Os valores dominantes do grupo ensinam o delito.
- – Anomia: Defende que o crime é normal e que tem a função de reafirmar os valores sociais.
- - Subcultura Delinquente: Defende que o crime não éum ato isolado, mas sim. um ato do grupo como de reação/contestação ao ideal da sociedade dominante.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com