Economia Politica
Por: Bruna_menen • 31/3/2015 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Economia Política
O objetivo da matéria e de possibilitar maior compreensão dos problemas econômicos e propor soluções para resolve-los, tendo em vista que um profissional do ramo de direito pode ir a ocupar cargo na administração pública ou em empresa privada, que precise de noções de economia, sendo de muita importância o estudo dessa disciplina.
Economia em do grego, derivada dos termos “Oikos” que quer dizer casa e “nomos” que significa lei, podendo ser entendida como administração da casa, e como a organização de uma família para decisões no dia a dia, qual tarefa cada membro desempenhara, sendo essa decisões muito importantes, em uma sociedade também é necessário tomar as decisões devido à limitação de recursos.
Na concepção de Vasconcellos e Garcia,” economia e a ciência social que estuda o individuo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre árias pessoas ou grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.
EM sociedade, devemos decidir como os recursos produtivos serão organizados pois ele são escassos, e a economia e a ciência que estuda como a sociedade organiza seus recursos escassos.
Cada recurso produtivo oferece um tipo de remuneração ao seu proprietário, como o trabalho que gera a remuneração do salário, o capital gera o juros, a terra gera o aluguel, a tecnologia tem o tipo de remuneração do Rotalty, a capacidade empresarial o lucro. Podemos assim perceber que o proprietário do fator de produção ao utilizar o recurso produtivo receberá a recompensa. O fator de produção trabalho esta relacionado com ao esforço humano (físico ou mental), na produção de bens e serviços. O fator de produção capital ou bens de capital diz respeito aos bens utilizados no processo de fabricação de outros bens e serviços, como equipamentos, usinas, edifícios entre outros. Para aquisição de uma máquina é necessário recurso financeiro, que normalmente além de empréstimo com juro, sendo o tipo de remuneração do capital o juros.
O fator de produção terra refere-se aos recursos naturais que existem, como fator de produção florestas, recursos hídricos, sol, marés e etc.
O fator de produção tecnologia é o conjunto de conhecimento e habilidades que sustentam o processo produtivo, sendo o elo entre os demais fatores de produção. O detentor da tecnologia recebe royalty como remuneração desse fator de produção.
O fator de produção capacidade empresarial refere-se a capacidade do empresário de organizar e reuni recursos necessários a produção, exercendo assim o empresário um papel fundamental no processo produtivo, o tipo de remuneração aqui é o lucro, porém se a capacidade empresarial não for boa haverá prejuízos.
Esses recursos são escassos, ou seja, limitados em nossa sociedade, devido a isso surgem problemas econômicos fundamentais que consistem em o quê e quanto produzir¿ Como produzir¿ pra quem produzir¿
1.2 Os problemas econômicos fundamentais
Pensar nesses problemas e pensar em como a sociedade de se organizar, garantindo que os recursos produtivos sejam aproveitados as melhor forma possível. Dizemos que a necessidade humana por bens e serviços é ilimitada, pois as necessidades humanas biológicas se renovam constantemente, além disso, a necessidade de consumo da sociedade de forma geral, também está sempre se renovando. No entanto os recursos produtivos necessários para atender as necessidades humana são limitados. Devido a essa limitação surge os problemas econômicos fundamentais, que consiste pensar nas seguintes questões:
...