Estado, Governo e Mercado
Por: silvanapaixao • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Atividade da Unidade I
Com base no material postado, responda às seguintes questões:
1 - Como podemos definir Estado?
R: A partir da leitura da apostila proposta pelo Professor, extrai-se que o poder soberano do Estado sobre aqueles que estão dentro dos limites do seu território, não é a sua principal característica, tendo em vista que carrega o dever promover condições mínimas, na busca do bem comum. Dessa forma pode se definir o bem comum como um conjunto de condições sociais que estimule o desenvolvimento do individuo para que este por si só alcance os seus objetivos.
Diante disso, definir Estado, seria dizer que se trata de um sistema de normas que regula a conduta humana e que, diferentemente das demais ordens sociais, contém o elemento da coação, tendo a responsabilidade de promover o bem comum de um povo situado em um determinado território.
2 – Como podemos compreender a relação entre infraestrutura e superestrutura?
R: Para Marx, infraestrutura representa estrutura material da sociedade e a forma com que busca a sua subsistência. Já a superestrutura, retrata a posição jurídico-política e ideológica da sociedade. Para ele, infraestrutura determina a superestrutura, “o modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual”.
3 – Como podemos caracterizar os tipos de dominação legítima?
R: A dominação carismática, que é caracterizada pela a admiração pessoal que os dominados alimentam por aquele que detém o poder, representado pela figura do profeta, herói guerreiro ou revolucionário.
Já a dominação tradicional, a característica é o poder da tradição, da ordem social em sua mais pura forma, das instituições que perduram no tempo, sendo a sua forma mais pura o patriarcalismo.
Por fim, tem-se a Dominação racional legal, que representa a sociedade moderna, caracterizada pela institucionalização do poder, que detém determinadas funções, independente da vontade daqueles detentores do mesmo, devendo observância a dispositivos legais, como forma de limitação e melhor aceitação de seus preceitos.
4 – Como podemos diferenciar Governo, Governabilidade e Governança?
R: Pela governabilidade, tem-se elementos que dão subsidio ao exercício do poder, e ainda, as condições em maior ou menor grau de eficácia dentro do qual o poder é exercido nesse espaço;
Enquanto que na governança, tem-se elementos que dizem respeito a capacidade de governar, onde presta-se serviço com imparcialidade, sem haver práticas clientelistas. O exercício do poder visa o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, administrar recursos, formular e programar políticas públicas.
...