Estudo dirigido: Platão e as idéias
Por: Mariana Almeida • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Mariana de Almeida Silva – 19326238 – D1 Matutino
Estudo dirigido:
Platão e as idéias
1- Que pretendia Sócrates com o diálogo?
Ele pretendia levar seus interlocutores à reflexão. Despertar neles a consciência de que, na realidade, não sabem o que acreditavam saber; faz com que se “desconstrua” para reconstruir-se, mais solidamente; atingir um conhecimento mais profundo, podendo assim, construir e fundar suas próprias idéias; adquirir um conhecimento autêntico.
2- Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?
O caminho que a dialética de Sócrates utilizava era de “desconstrução”, retorno ao inicio. Desconstrução no sentido de desconstruir tal coisa em busca de um princípio, algo que explique a origem daquela coisa, buscando sentido em sua raiz. Já a dialética platônica procurava explicar as coisas, os seres, o universo não pelo caminho de “vota atrás”, mas por meio da idéia de que, independente do tempo, das circunstâncias, as situações sempre explicarão o porque de cada coisa ser o que é.
3- Em que consiste o “Método dos geômetras” que Platão adota?
Consiste em estar em constante indagação. Se existe uma questão, procura-se uma hipótese que a explique, porém, supõem-se outras hipóteses que possam reafirmar a outra. E assim segue. Em busca de uma ‘supra’ ou uma hipótese ultima, que seja capaz de sustentar as demais que estão subordinadas, atingindo assim uma verdade.
4- Que Platão entendia por “idéia”?
“Propõe que se afirme hipoteticamente a existência de “formas” ou “essências” ou “idéias”” das coisas. Exemplo: Um objeto pra ser materializado, pra se tornar real e palpável, é necessário uma ‘ideia’, uma finalidade, que haja uma essência. E depois de realizado, independente do tempo, estado, circunstâncias, a essência e finalidade permanecerão incólumes. Se basta em si. Ou propõe, hipoteticamente, a essência de tal coisa.
6- Que significava a reminiscência para Platão?
É a busca do conhecimento através do retorno às idéias anteriores, um re-conhecimento. Uma espécie de memória da alma. Supondo que tal coisa (ideal) contenha uma alma; a alma sendo imortal e “peregrina” no mundo inteligível, armazena tais essências. Isso permite que, no decorrer do caminho, “ela vá lembrando-se das idéias”.
7- Que representa, na filosofia de Platão, a idéia do bem?
8- Que relação existe, para Platão, entre filosofia e política?
...