FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Por: Flavia Pelisser • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 619 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS UNIBRASIL
FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CURITIBA
2016
FACULDADES INTEGRADAS UNIBRASIL
FLÁVIA DE ASSIS PELISSER
FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho apresentado ao Curso de Direito das Faculdades Integradas Unibrasil, como parte integrante da disciplina de Metodologia da Construção do Conhecimento Científico I, para da avaliação do Professor Antonio Djalma Braga Junior
CURITIBA
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MÉTODOS ESPECÍFICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 3
2.1 O método e os Métodos 3
2.2 Método Histórico 3
2.3 Método Comparativo 3
2.4 Método Monográfico 3
2.5 Métodos Estatísticos 4
2.6 Método Tipológico 4
2.7 Métodos Funcionalistas 4
2.8 Métodos Estruturalistas 4
2.9 Métodos e Quadro de Referência 4
3. CONCLUSÃO 5
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre os tipos de métodos científicos que podem ser utilizados nas pesquisas na área de Ciências Sociais.
1. O Método e os Métodos
Este capítulo tem por objetivo descrever os principais métodos científicos utilizados nas ciências sociais
Os conceitos de método e métodos situam-se em níveis claramente distintos, no que se refere à sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração, a sua finalidade mais ou menos explicativa, à sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam.
1.1. Método Histórico
O método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influencia na sociedade de hoje.
"Assim, o método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época." (Cf. LAKATOS, 2003, pág.106)
1.2. Método Comparativo
O método comparativo considera que o estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos, sociedades ou povos contribui para uma melhor compreensão do comportamento humano, este método realiza comparações, com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências. É usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os hoje existentes e os do passado, quando entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento.
1.3. Método Monográfico
O método monográfico consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações, A investigação deve examinar o tema escolhido, observando todos os fatores que o influenciaram e analisando-o em todos os seus aspectos.
1.4. Método Estatístico
O método estatístico significa redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc. a termos quantitativos e a manipulação estatística, que permite comprovar as relações dos fenômenos entre si, e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado.
...