Fichamento Epistemologias do Sul
Por: minimixeyd • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
FACULDADES DOCTUM DE VILA VELHA
2019/2
CURSO DE DIREITO
1º Período do Curso de Direito
DISCIPLINA INTEGRADORA: Multiculturalismo, diversidade e direito à diferença: identificando a diferença
Fichamentos do artigo: QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p.86 – 118.
PROF. M.a. Aline de Souza Vasconcellos do Valle - orientadora
Estudante: Roger Abreu Potratz
FICHAMENTO
p. | Citações e considerações sobre o texto |
74 | A colonialidade tem seus elementos construtivos no padrão mundial capitalista, que se originou inicialmente na América. Com a rápida modernidade o capitalismo tornou-se mundial em pouco tempo. |
75 | No início do século XVIII, com a ajuda do iluminismo a Europa foi aderindo ao padrão da colonialidade/capitalismo. Com isso tudo a população do mundo se diferenciou em inferiores e superiores, irracionais e racionais, primitivos e civilizados, tradicionais e modernos. |
76 | O capitalismo se tornou um sistema mundial que se baseava em “centro” e “periferia”. |
77 | As estruturas da sociedade se baseiam nas medidas de controle do trabalho e de seus produtos. Com esse ponto de vista podemos entender mais as relações de poderes que existia na época, “dono do capital” que seria o patrão e dos “proletariados” que seriam os funcionários. |
78 | Fala sobre a relação de poder metafísico, em que todos os caminhos levam a um padrão pré-definido anteriormente na história. |
79 | Não há padrão na estrutura do poder, elas provem de várias culturas históricas de tempos totalmente diferentes. Porem essas diferentes formas de poder encontram formas de se juntar. |
80 | O que se pode fazer enquanto autoridade é obrigar ou enganar aos que lidera, submetendo-os aos movimentos da sociedade, garantindo a sustentabilidade e o controle das crises e de mudanças. |
81 | O controle do trabalho pelo capital, se mostra pelas diferenças de salários e de cargos que são criados ou copiados pelo dono do capital, onde decide quem fica e quem sai. |
82 | O estruturalismo e o funcionalismo não atendiam as necessidades da sociedade, apenas ás necessidades do dono do capital. Onde se produzia muito porem cada vez mais diminuía a qualidade para o trabalhador. |
83 | O Eurocentrismo mostrou ao mundo que numa sociedade o todo tem prioridade sobre todas as partes, o que significa que apenas um pensamento comanda as atitudes de todos e a forma de como se colocam na sociedade. |
84 | Á ideia de totalidade não seria necessária e nos faz refletir, nas ideias de estrutura duradoiras. |
85 86 | As mudanças históricas seriam de cada um, mesmo que vários se juntassem para mostrar ao mundo aas mudanças, porem o Eurocentrismo estava enraizado na maioria da sociedade. |
87 88 | Desde os anos 80, manifestações sociais e maus exemplos do capitalismo no mundo favorecerem a criação de movimentos de trabalhadores, mesmo que tímidas elas dão a sociedade uma janela para refletirem sobre o sistema em que estão vivendo. |
90 91 | As ideias antigas como a escravidão se dá presente nos tempos modernos com a exploração do homem pelo homem, ou seja, do patrão e do funcionário na qual se via sem saída, ou fazia o que o patrão mandava ou iria ficar sem trabalho. |
93 | As classes sociais são apresentadas como estruturas dadas pela natureza da relação social, aonde não tem como fugir dos seus papeis pré-definidos. |
94 | Proprietários de terras, patrões e funcionários disputam para ter o lucro e salário maiores, então surge o conflito, pois para um ganhar mais o outro tem que ganhar menos ou igual ao que sempre ganhou... |
95 | O Materialismo após a segunda guerra mundial teve a sua visão evolucionista das classes sociais e das sociedades, que apresentavam problemas. |
96 | O conceito de classe foi introduzido estudando a natureza como ela é, aonde uma planta ou espécie contribui mais do que outra planta, então a partir desse pensamento a partir do século XVIII foi se tendo a ideia de diferença de classe. Riqueza e pobreza; Mando e obediência. |
97 | O substantivo “classe” foi substituído pela “sociedade”, porém essa mudança seria apenas no nome pois a representatividade delas e os desejos/intenções continuaram o mesmo. |
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