Fichamento de Epistemologia das Ciências Sociais
Por: analiaf • 15/1/2022 • Resenha • 323 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
Atividade III Epistemologia das Ciências Sociais
Nome: Ana Lia Félix Viudez Barreto
Matricula: 500896
Fichamento
LOWY, Michel. Positivismo. In: Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 2010.
O texto se inicia com a ideia inicial e o surgimento do termo ideologia, sendo ela afirmada pelo autor bastante complicada de encontrar um conceito sem ser complexo, sendo ela algo repleto de contradições, paradoxos, etc. Ainda fala que o conceito de ideologia não surgiu de Marx e sim de um autor francês chamado Destutt de Tracy, introduzindo a palavra em uma de suas publicações no ano de 1801, para o autor a ideologia é um subcapítulo da zoologia, pois para ele as ideias são resultados da constante interação entre os organismos vivos e a natureza no meio ambiente, assim estudando o comportamento dos organismos vivos. Mais tarde Marx amplia o seu conceito de ideologia antes introduzido em “Ideologia Alemã”, complementando que a ideologia surgiria pela falta de consciência dos indivíduos na vida real.
Assim para Marx, o conceito de ideologia seria algo pejorativo. Então Lenin cria uma nova versão de ideologia, na qual para ele, existe duas ideologias, uma burguesa e outra proletariada, assim surgindo a luta ideológica do trabalhador, a partir daí, a ideologia deixa a sua imagem pejorativa que tinha com Marx, e passa a ser tratar a realidade social e sua vinculo com as classes sociais.
Porém a nova formulação de ideologia passa a mudar as coisas, tratando a ideologia como “visão social do mundo”, assim retratando tudo que tem relação com o social, assim existem dois tipos de visões, a utópica, que não existe, e a ideológica, que é usada quando se trata de situações da vida social. Não existe uma história só para ideologia, ela tem que ser tratada com seriedade e calma para não ser mal incompreendida.
...