TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Citação

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  1.956 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento

Ciência Política e Teoria Geral do Estado

A Política como Ciência

Acadêmica: Jayli Evilin de Lima

Obra em fichamento: HEILER, Jeison Giovani. A Política como Ciência.

Referente: A apresentação de como é embasada a forma politica atual e todo seu moralismo e valores éticos.

DESTAQUES:

Assim Metodologia política, história das ideias políticas, teoria política, política interior (política brasileira), ciência da administração e análises de políticas públicas, com suas subáreas constituem um todo interdependente que chamamos de ciência política. (P. 05)

Qual seja a de que a política constitui-se em um saber muito distante daquele sentido normalmente atribuído a si que a ligam a atributos éticos, morais e vinculados a exigências de garantia de um "bem comum". Esta atribuição feita à política muitas vezes olvida-lhe uma característica inafastável: sua ligação umbilical com o poder. Com efeito, ao estabelecer a diferença entre a arte e a ciência. (P. 07)

Portanto, o progresso da ciência, no mesmo passo que proporciona melhores condições de vida submetendo o mundo ao domínio do homem por meio da previsão e da técnica, não dispõe de meios para (re) distribuir estes saberes. (P. 09)

"Desde longa data a filosofia passou a caminhar em dissintonia com os reclamos do senso comum (...). O mesmo se pode dizer em relação à ciência e suas tecnologias do uso do verbo, dos discursos, das formulas, dos elementos químicos dos usos... O que não se leva, normalmente, em consideração é o fato de que todo aperfeiçoamento científico surge das evidenciais mais banais.” (BITAR, p. 40, página 11).

(...) o campo da ciência política universitária neste caso está em posição privilegiada em relação ao homem político e ao jornalista, pois se lhe concede mais facilmente o crédito de objetividade, e tem a possibilidade de recorrer à sua competência específica, por exemplo, à história eleitoral que lhe permite fazer comparações. (p. 15)

Isto porque o direito como ciência possui entre os seus objetos de estudo e análise a norma jurídica, que, como tal, é produto e causa do próprio Estado. (P. 17)

Considerações Finais: o livro foi muito bom para a compreensão, mostrou a politica de forma clara e objetiva e como se torna difícil identificar o moralismo e a ética por quem está de fora e tem o conhecimento vulgar desta.

Ao encarar a politica como ciência e não como algo convencional é possível perceber como ela foi estabelecida em vários países e que seu surgimento se dá a partir do momento em que o homem se obrigado a organizar a sociedade em que vive, impondo regras a serem respeitadas.

Entretanto pode-se dizer que a politica é mais elitista, não que pessoas que não pertençam à classe mais abastada têm que se manter exclusa, mas elas além de não ter o conhecimento amplo da politica também não se dedicam com tanta precisão quanto às pessoas que estudam e fazem do exercício politico um meio de vida e que prezam pela moralidade e a ética no exercício de suas funções. Deixando claro que seu único objetivo é apenas o enfraquecimento da ciência politica, mostrando apenas o lado ruim que suas funções são renegadas e seu objetivo deturpado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com