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Fichamento do livro Aprender Antropologia (François Laplantine)

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.366 Palavras (18 Páginas)  •  3.075 Visualizações

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Introdução 

 

  • O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS

 

  • “ Pensamento do homem sobre o homem. ”

“ A reflexão do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaboração de um saber são, portanto, tão antigos quanto a humanidade, e se deram tanto na

Ásia como na África, na América, na Oceania ou na Europa. ”

“[...] final do século XVIII é que começa a se constituir um saber cientifico (ou pretensamente cientifico) que toma objeto de conhecimento, e não mais a natureza; [...]”

“[...] aplicar ao próprio homem métodos até então utilizados na área física ou da biologia. ”

“ Trata-se, desta vez, de fazer passar este último do estatuto de sujeito do conhecimento ao de objeto da ciência. ”

“ Não podia existir o conceito de homem enquanto regiões da humanidade permaneciam inexploradas”  

“[...] aplicar ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou da biologia. ”

 

“[...] a segunda metade do século XIX, [...] objetos empíricos autônomos: as sociedades então ditas “primitivas”, ou seja, exteriores às áreas de civilização europeias ou norte-americanas.

▪ O fim do “selvagem” ou, como diz Paul Mercier 1966, será que a “morte do primitivo” há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo?

○  1.  Aceitação da morte. Volta para outras ciências humanas. “Sociologia comparada”.

○ 2. Busca de outra área de investigação: o camponês. “[...] este selvagem de dentro [...]”

 “A pesquisa etnográfica cujo objetivo pertence à mesma sociedade que o observador foi, de início, qualificado pelo nome de folklore. Foi Van Gennep que elaborou os métodos próprios desse campo de estudo, empenhando-se explorar exclusivamente (mas de uma forma magistral) as tradições populares camponesas, a distância social e cultural que separa o objeto do sujeito,  substituindo nessa caso a distância geográfica da antropologia “exótica”.  

 

“[...] a espeficidade de sua prática, não mais através de um objeto empírico constituído (o selvagem, o camponês), mas através de uma abordagem epistemológica constituinte. ”

“ Pois a antropologia não é senão um certo olhar, um certo enfoque que consiste em:

  1. O estudo do homem inteiro;
  2. O estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas. ”

 

 

        •         O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO

“[...] abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade.”

“[...] uma das vocações maiores de nossa abordagem consiste em não parcelar o homem mas, ao contrário, em tentar relacionar campos de investigação frequentemente separados.”

 

▪. Existem cinco áreas principais da antropologia:

○ 1. ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA

  1. Estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo.
  2. Sua problemática é a das relações entre patrimônio genético e meio;
  3. O biologista levará em consideração fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo.

2. ANTROPOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA

  1. Consiste no estudo do homem por meio dos vestígios materiais enterrados no solo ou de qualquer marcas da atividade humana;
  2. Visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.
  3. Trabalha com abordagem idêntica às das antropologia histórica e da antropologia social cultural.

 

3. ANTROPOLOGIA LINGUÍSTICA

▪ Diz respeito não só ao estudo dos dialetos (dialetologia), também se interessa pelas imensas áreas abertas pelas novas técnicas modernas de comunicação (mass media e cultura do audiovisual).

 4. ANTROPOLOGIA PSICOLÓGICA

▪ Consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.

5.  ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL (OU ETNOLOGIA)

▪ Diz respeito em mostrar a maneir particular com a qual estão relacionados entre si e por meio de que aparece a especificidade de uma sociedade, em tudo o que a constitui como:

  1. Seus modos de produção econômica;
  2. Suas técnicas;
  3. Sua organização política e jurídica;
  4. Seus sistemas de parentesco;
  5. Seus sistemas de conhecimento;
  6. Suas crenças religiosas;
  7. Sua língua;
  8. Sua psicologia;
  9. Suas criações artísticas.

 

▪ “ É, precisamente esse ponto de vista da totalidade e o fato de que o antropólogo procura compreender [...] aquilo que os homens ‘não pensam habitualmente em fixar na pedra ou no papel’ ( Lévi-Strauss) que faz dessa abordagem um tratamento fundamentalmente diferente dos utilizados setorialmente pelos geógrafos, economistas, juristas, sociólogos, psicólogos...”

 

        •         O ESTUDO DO HOMEM EM SUA DIVERSIDADE  

“ A antropologia não é apenas o estudo de tudo que compõe uma sociedade. Ela é o estudo de todas as sociedades humanas... ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades históricas e  geográficas.”

“[...] a observação direta, por impregnação lenta e contínua de grupos humanos minúsculos com os quais mantemos uma relação pessoal. ”

“[...] aquilo que tomávamos por natural em nós mesmos é, de fato, cultural:

aquilo que era evidente é infinitamente problemático. ”

“[...] ‘estranhamento’ (depaysement), a perplexidade provocada pelo encontro das culturas que são para nós as mais distantes, e cujo encontro vai levar a uma modificação do olhar que se tinha sobre si mesmo. ”

“ O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não única. ”  

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