TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro: Aprender Antropologia de François Laplantine

Por:   •  25/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

1º PERIDO – SERVIÇO SOCIAL

ALUNA: CINTTIA M. M. MACIEL  

QUESTIONARIO (Livro: Aprender Antropologia de François Laplantine)

  1. O que é antropologia?

R. É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões (origem, desenvolvimento e semelhanças entre si).

  1. A antropologia surgiu no séc. XIX com a proposta de estudar o homem. Sabendo disso, quais são os aspectos que o antropólogo investiga?

R. Ela investiga os aspectos da cultura, da política, da economia e da sociedade seriam esses os aspectos sociais, religiosos, políticos e sua linguagem.

  1. Quais são as duas linhas que se divide a antropologia?

R. Basearam-se nas linhas física, ou seja, biológica, e na cultural a primeira com ênfase no processo de evolução humana baseando nos aspectos biológicos e físicos já a segunda é para compreender as alterações socioculturais, comportamentos, mitos, técnicas, saberes e práticas de tradições organizadas não europeias.

  1. Quais são as dificuldades da antropologia?

R. Começando pela falta de uma palavra correta para defini-la, para alguns é a etnologia. Outra dificuldade seria falta de cientificação atribuída a antropologia (não existia ainda) como também sua relação ambígua, ou seja, incerta, obscura com a história e pôr fim a oscilação desde seu surgimento até o momento.

  1. Explique o conceito de selvagem mal e civilização boa e o oposto também.

R. Em meados do século XVI, dois pensadores se opõe em opiniões por vários meses e o que se segue não é diferente uns coloca o conceito de selvagem mau - aqueles seres humanos descobertos (nas grandes navegações à procura de outras terras e riquezas) o que se define a esses povos são que eles não fazem parte da humanidade pois não usam a linguagem como comunicação, alimenta-se de animais, não possuem religião, sem lei, sem escrita, sem Estado argumentos esses que levaram ao conceito de que o ‘‘selvagem mal’’ não poderia fazer parte da humanidade já os ‘‘bons civilizados’’ eram os europeus daquela época pois eles tinham o reconhecimento da linguagem política do estado e a política social. Esses conceitos foram ditos por vários, entre eles Lévi Strauss e Cornelius de Pauw.

Já o conceito de “bom selvagem” surgiu por volta do século XVIII advindo dois séculos depois do Renascimento onde a inversão do conceito colocando essa civilização como boa e o resto, dito civilizados (europeus) como maus. Nessa fase os então antropólogos da época começaram a perceber que havia sim uma sociedade humana ali com um tipo de organização familiar, conceitos, regras e costumes, apenas sendo diferentes desses itens na sociedade europeia.

  1. A antropologia evolucionista é a primeira linha de pesquisa da antropologia. Sabendo disso quais são os critérios de análise e os principais defeitos desta linha de estudo.

R. Seus critérios eram comparativos, comparavam sua sociedade europeia com os índios, aborígenes e esquimós, estes com nível de desenvolvimento totalmente diferente dos seus (europeu) isso fez com que eles julgassem essas sociedades como primitivas, sem desenvolvimento, atrasadas, sujas e colocaram-nas como ‘‘selvagens maus” por não terem uma linguagem compreensível a eles os europeus. Erraram muito nesse julgamento pois eles os colocaram como não humanos, achavam que não tinham alma, não tinha um Deus, não faziam parte da humanidade, de uma sociedade humana.

  1. Quais são as quatro linhas da antropologia? É necessário fazer uma explicação de cada uma e dizer qual é método que elas utilizam para produzir conhecimento.

R.  Nas quatro linhas houve um ponto em comum - é o estudo do homem enquanto homem. Mas cada uma trouxe uma abordagem diferente entre elas estão:

  • Antropologia Evolucionista para alguns, para outros biológica ou mesmo física - priorizando as formas mais simples de organização social como os fatores culturais e seu método foi o comparativo (com a cultura Europeia)
  • Antropologia Difusionista busca as semelhanças entre as culturas particulares, ela procura compreender a natureza das culturas de cada grupo e seu método era etnografia, ou seja, a coleta de dados em campo com seu principal destaque – Malinowski.
  • Temos também a antropologia funcionalista seus dados são baseados em extenso trabalho e coleta de dados em campo, explicando o funcionamento daquela cultura seu método era a coleta de dados pessoalmente em campo (ciências naturais) e pôr fim a antropologia estruturalista sendo Strauss principal precursor estudando os princípios da mente humana. Seu objetivo foi estudar as regras estruturantes das culturas na mente humana, tendo como método de análise – parentesco.

  1. Quem foram os pioneiros na pesquisa etnográfica?

R. A partir do começo do século XX os estudiosos se viram em outra visão e necessidade de coleta de dados e sua interpretação, sendo assim tiveram a necessidade de estar junto a essas sociedades que foram estudadas não mais através de interlocutores, coletores, administradores (províncias), jesuítas e tradutores para a coleta de dados eles mesmos foram e ficaram em in-loco por dias, meses e até anos. Dois desses pesquisadores levaram título de pais da etnografia sendo um americano Franz Boas e um polonês Bronislaw Malinowski.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (321.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com