Fichamento sobre plagio
Por: AlessandraDoleny • 8/6/2017 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 1.592 Visualizações
FICHAMENTO DE CONTEUDO
GOLÇALVES, Heloisa helena Leal, NOLDIN, Pedro Henrique Pizza, GOLÇALVES, Claudio Cesar. O recurso de plágio em trabalhos acadêmico-científicos: um tema em questão. Revista da Unifebe, nº 9, Santa Catarina, 2011.
- Crime do Plágio.
A facilidade de acesso online a produtos intelectuais que divulgam resultados de pesquisas, textos científicos, ideias, frases e conceitos tornou-se preocupação social, especialmente, a acadêmica, o que se denomina de crime de plágio. (pág. 1)
“A questão do crime do plágio causa polêmica e é interpretada como a morte acadêmica. Um tema de importante reflexão e conscientização a ser debatido em tempos aonde o fácil acesso as informações, se tornou comum o desenvolvimento do plágio.”
- Plágio e Violação de Autoria
O plágio e a violação de direito autoral, “se refere diretamente, à obra intelectual e o direito que seu criador exerce sobre ela”. O termo plágio tem origem do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso e sua origem etimológica aponta para um ato de má intenção, um recurso que compromete a garantia da propriedade intelectual. (pág. 3 e 4)
“O ato de Plagiar é imitar a obra alheia, reproduzir qualquer conteúdo ou arquivo e se denominar autor do mesmo, dessa forma, não somente o plágio e a violação de autoria requer atenção, mas também o exercício do autoplagio.”
- O olhar Jurídico e a violação da autoria na produção textual
O olhar jurídico frente à prática do plágio ou violação de direito autoral se desdobra em diferentes olhares: dos constitucionalistas, dos civilistas e dos penalistas protegendo-os legalmente através da Lei nº 9.610/98, em seus artigos 7.º, 22, 24 e incisos I, II e III, e ainda, artigo 29, inciso I. Contudo, no artigo 46, inciso III, o mesmo documento defende que “a menção, desde que referenciada a autoria com todos os indicativos de consulta, não se constitui em ato ofensivo, capaz de caracterizar o plágio” (BRASIL, Lei 9.610, 1998). (pág. 6)
“A violação de direto autoral e constituída por três diferentes olhares sendo: constitucionalista, civilistas e penalistas, tratando o autor como criador de determinada obra, preservando e garantindo a informação correta para os demais, nos trabalhos acadêmicos.”
- Interatividade virtual: informação, escrita e plágio
Não obstante, da mesma forma que a internet possibilita a disseminação do plágio, poderá também ser utilizada como uma ferramenta de identificação deste tipo de ato ilícito. Através de softwares como o Safe Assign 20 “é possível descobrir se um texto ou parte dele foi plagiado”. Este tipo de programa compara o texto com bilhões de sites da internet localizando similaridades entre eles. Após a busca, “o programa gera um relatório que indica as coincidências 21 encontradas entre os textos”. (pág. 8)
“Com a internet o acesso à informação ficou mais fácil, com infinidade de fontes de consultas sobre diferentes temas e áreas, o mundo virtual evolui a cada instante surgindo aspectos positivos e negativos, falta de consciência dos acadêmicos em relação ao assunto sobre o plágio alheio.”
- Saberes iniciais para a ciência e elaboração de trabalhos acadêmicos
Orientação interessante para praticar a escrita de trabalhos acadêmico-científicos é a utilização das regras de citações. O Caderno de Ensino da Univali22 (2006, p. 45) define que a prática da citação é “a ação de descrever ou mencionar, conteúdos ou informações, contidas em um texto e extraídas de outra fonte para dar sustentabilidade teórica e empírica a um trabalho apresentado na universidade”. (pág. 9)
...