Filme Sob Suspeita
Por: hbmattos • 14/9/2015 • Relatório de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 1.331 Visualizações
FILME SOB SUSPEITA
O filme relata a história de Henry Hearst (Gene Hackman), um rico e famoso advogado, que com sua esposa (Monica Bellucci) chega ao Festival de San Sebastian em San Juan, Porto Rico, para a ajudar na arrecadação de verbas para os desabrigados da ilha, vítimas da fúria de um furacão. Porém, no meio da festa, ele e sua esposa são chamados para depor na delegacia por seu amigo Victor (Morgan Freeman), para esclarecer o fato de, no dia anterior, Henry ter encontrado o corpo de uma garota de 12 anos.
Durante o interrogatório, Victor depara-se com inúmeras mentiras e incoerências que o levam a acreditar que Henry Hearst é o verdadeiro assassino.
Em razão disto, o interrogatório é intenso, aonde percebemos que direitos e garantias individuais são violados, principalmente no que diz respeito ao contraditório e ampla defesa, visto que o acusado é interrogado sem a presença de advogado, e sua liberdade é cerceada sem qualquer tipo de formalidade, e ainda, à dignidade da pessoa humana, posto que é vítima de agressões e lesões corporais e pressão psicológica, uma tortura mental para que confesse o ato ilícito.
O Princípio do “indubio pro reu” não é utilizado, uma vez que o acusado é tratado como o assassino.
Pela desenvolver do interrogatório, o acusado é levado a confessar o crime que ao final descobre-se não ter sido praticado por ele.
O filme mostra que não se deve “condenar” o suspeito baseado, apenas, na confissão ou em evidências, pois estas devem ser comprovadas por meio de provas.
...