Forum de Disciplina Online
Por: Kethelin Ferreira • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
Com base no conteúdo referente às aulas 1,2 e 3.
Evolução da forma de punição, que vinha muitas das vezes pela vingança. EXEMPLO disso temos a lei de Talião, que posteriormente surgi o instituo da Pena deixando de aplicar a Lei de Talião. A PUNIÇÃO passou a ressarci o prejuízo causado.
1200: Distinção da forma de puniam pela classe social.
Século XV e XVI: Com aumento da população miserável as penas passaram a ser cruéis.
Séculos XVI e XVII: Penas substituídas por trabalhos forçados.
Séculos XVIII e XIX: Excedente para a mão-de-obra, surge a necessidade de manter este contingente sob controle, através da exclusão propiciada pela prisão, instituto que surge neste período.
Na idade média, criação do Santo Ofício e a Inquisição.
É importante ressaltar que é um estudo da Ciência Criminológica que interliga várias áreas.
Demostrando o "poder" da igreja na época. Dúvida: Porém como eram definidos os crimes que não estavam definidos nos éditos da fé?
Século XVII e XVIII: A pena de morte é usada para aqueles crimes mais graves, antecipada pela aplicação de uma série de técnicas para aumentar a dor e o sofrimento do sujeito. Dúvida: Pra época o que é considerado grave?
Relevância do positivismo para construção da criminologia como ciência.
Nova escola criminologia que não se procura o individuo e o foco da analise é âmbito da cidade. Nela, determinadas áreas são estigmatizadas e contaminam seus moradores com o "germe" da criminalidade, como ocorreu nos guetos americanos, nos bairros muçulmanos franceses e em nossas favelas.
O sistema penal passa a orientar suas operações para essas localidades.
...