Germinal - Filme
Por: BabiLautner_ • 1/6/2015 • Resenha • 276 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
O filme Germinal apresenta uma dinâmica sobre o século XIX, no qual mostra as consequências da revolução industrial. O cenário vivido é de abusos, sofrimento, desigualdade e grande discriminação.
O que era de maior importância para a época era o lucro de poucos sobre o trabalho exaustivo e abusivo de muitos. Existia uma relação de superioridade dos burgueses sobre os operários camponeses, que no caso trabalhavam em minas e corriam grandes riscos, mas não recebiam pelo excesso de esforço e pelo risco que tinham ao trabalhar em tais condições.
Mesmo em péssimas condições de extrema miséria e quase escravidão, os trabalhadores eram livres para sair da terra e não trabalhar mais, mas o que os impediam era que para não passar fome precisavam trabalhar, por pior que fosse a situação.
A mulher no filme é retratada apenas como pedaço de carne no qual o homem tira seu prazer, as crianças são geradas para que no futuro próximo se tornem mais mão de obra para a casa. Enquanto isso a burguesia viviam uma vida de fartura, luxo e riqueza.
Com essas disparidades surgem ideias sindicais, como a greve, para que os desejos da “maioria” sejam atendidos. Mas a revolta sai do controle e mostra um povo desesperado por melhorias. Destruição das minas, espancamento dos que resolviam trabalhar.
Mas ao final de tudo, a ânsia por dinheiro e lucro sobrepuja a vida e a vontade dos que pouco tem. Que se tudo fosse feito de forma mais gradual, teriam sido mais eficazes. Mas a vontade de melhorar com rapidez era maior, e o começo não foi ideal. O poder sempre estará nas mãos daqueles que possuir maior riqueza.
REFERÊNCIA
Filme “Germinal”, Direção: Claude Berri. 1993.
...