INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIREITO
Por: tttttttttty • 8/6/2020 • Projeto de pesquisa • 969 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Bacharelado em Direito
Metodologia Científica
Professor José C. Avelino da Silva
INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIREITO
PROJETO DE MONOGRAFIA
TACIANE SOARES MELO
Turma C06
GOIÂNIA
Maio de 2020
TACIANE SOARES MELO
INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIREITO
PROJETO DE MONOGRAFIA
Projeto de monografia apresentado como requisito parcial para obtenção da média N2 na disciplina de Metodologia Científica do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Professor: Dr. José C. Avelino da Silva.
GOIÂNIA
2020
1 TEMA
Influência da inteligência artificial no Direito.
2 PERGUNTA FUNDAMENTAL
Como a inteligência artificial está mudando o cenário do Direito?
3 JUSTIFICATIVA
3.1 Importância
A pesquisa possui relevância social e cientifica e pode ajudar a explicar a situação social no presente e, consequentemente auxiliar na preparação para o futuro perante os avanços tecnológicos na esfera do Direito. Sendo assim, possui relevância social e cientifica.
3.2 Originalidade
A pesquisa incluirá uma documentação renovada partindo de enfoques teórico-metodológicos distintos e apresentará uma visão solidificada em relação ao futuro do Direito.
3.3 Viabilidade
A pesquisa é viável, pois, é possível realizá-la com recursos acessíveis como a internet, é de baixo financiamento e recursos materiais. Na prática, a pesquisa pode ou não envolver pesquisa de campo, isso fica a critério do pesquisador.
3.4 Interesse pessoal
Me interessei pelo tema no final de 2019, enquanto realizava minhas pesquisas sobre universidades e li um artigo que falava que a UFG (Universidade Federal de Goiás) receberia o curso de inteligência artificial, pesquisei sobre o curso e o achei muito interessante. Quando foi proposto a atividade de metodologia cientifica eu já tinha interesse na área tecnológica então, quis associar o direito com a tecnologia, especificadamente com a inteligência artificial.
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Analisar de que forma e o quanto a inteligência artificial pode influenciar o Direito.
4.2 Objetivos Específicos
- Avaliar se o uso da inteligência artificial influencia positivamente ou negativamente no cenário do Direito;
- Identificar até que ponto a inteligência artificial pode auxiliar os profissionais da área do Direito.
5 RESULTADOS ESPERADOS
- Contribuir para o entendimento de alunos e profissionais da área jurídica e tecnológica de como vem a ser a atuação da inteligência artificial no direito;
- Auxiliar na compreensão de como as novas tecnologias influenciam na operação do direito, especialmente a inteligência artificial;
- Publicar as ideias da monografia em uma revista acadêmica de referência.
6 QUADRO TEÓRICO
O ser humano é reconhecido como um animal racional, e é justamente essa característica humana que nos diferencia de outros animais. A humanidade evolui século após século e cada vez mais rápido, os avanços vão desde a forma física e comportamentos à evolução tecnológica e ideológica. Sendo assim, é indispensável concordar com o pensamento de Pamela McCorduck:
Nossa história é repleta de tentativas - loucas, assustadoras, cômicas, sinceras, lendárias e reais - de criar inteligências artificiais, de reproduzir o que é essencial para nós, ignorando os meios comuns. De um lado para outro entre mito e realidade, nossas imaginações fornecendo o que nossas oficinas não puderam, nós nos dedicamos por muito tempo nesta estranha forma de autorreprodução. (MCCORDUCK, 2004, p. 03, tradução minha).
De acordo com o pensamento da escritora, podemos afirmar que o desejo de evolução e criação é natural do ser humano, levando em conta as provas históricas e contos místicos mais antigos do que se pode datar, além dos filmes fictícios sobre máquinas e criaturas que possuem a capacidade de realizam atividades inteligentes, entramos no patamar do que é conhecido hoje como Inteligência Artificial (IA), o seu principal objetivo é criar tecnologias que podem se comunicar, pensar e fazer tarefas relacionadas ao cognitivo humano com o mínimo de erro e o máximo de precisão. E por buscar a eficácia em atividades a Inteligência Artificial ganha cada dia mais espaço na esfera profissional, especialmente na área jurídica.
...