TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impugnação laudo

Por:   •  27/3/2017  •  Abstract  •  12.435 Palavras (50 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 50

EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA DO ANEXO FISCAL DO FORO DA COMARCA DE SANTO ANDRÉ - SP.

LOURDES CUSTODIO TOMAZ CARITÁ, brasileira, casada, do lar, portador do RG nº. e do CPF/MF nº. , residente e domiciliada na Rua Hercules, 396 – Vila Suiça – Santo André - SP, CEP: 09130-460, por sua advogada infra-assinada, vem a presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 19, inciso  I, 294 e seguintes, 319 e seguintes todos do CPC e artigo 165 do Código Tributário Nacional, e mais a legislação vigente e pertinente á matéria, propor a presente:

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICO– TRIBUTÁRIA c/c REPETIÇÃO DE INDÉBITO COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

em  face  de  FAZENDA   PÚBLICA  DO   ESTADO   DE  SÃO   PAULO,  pessoa jurídica de direito público, inscrita no CPJ sob o n.º 46.377.222/0020-91, situada na Rua Dona Elisa Flaquer, 70 – 10º andar – Centro – Santo André – SP – CEP: 09020-160, representado juridicamente pela Procuradoria Geral [pic 2]do Estado, nos termos do artigo 75, inciso II, do Código de Processo Civil e  do artigo 99, inciso I, da Constituição Estadual, na pessoa do representante legal Procurador do Estado, pelas razões de fato e de direito adiante enunciadas:

I – DOS BENEFICIOS DA JUSTIÇA GRATUITA

Requer ainda, por tratar-se de pessoa pobre na exatidão do termo e não ter condições de arcar com as despesas processuais, haja vista, ser aposentado e sua única fonte de renda, que se digne V.Exa., a conceder os benefícios da JUSTIÇA GRATUITA.

II - DA LEGITIMIDADE PASSIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Encontra-se pacificado em nossos tribunais o entendimento de que é apenas do Estado a legitimidade ativa para ações que discutem sobre ICMS, imposto de competência estadual, conforme a decisão exemplificativa abaixo:

DIREITO  PROCESSUAL  CIVIL  E TRIBUTÁRIO – AÇÃO DECLARATÓRIA E  DE  REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO – LEGITIMIDADE ATIVA DO CONSUMIDOR DE FATO DO TRIBUTO – LEGITIMIDADE PASSIVA DO  ENTE A QUEM COMPETE INSTITUIR O TRIBUTO – ICMS – ENERGIA ELÉTRICA – INCIDÊNCIA SOBRE RESERVA DE EMANDA – IMPOSSIBILIDADE – FATO GERADOR – EFETIVO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA – REPETIÇÃO DE INDÉBITO DEFERIDA –  APELO  NÃO  PROVIDO.  “1.   O contribuinte de fato é quem assume o encargo financeiro resultante  da incidência tributária, tendo, assim, na forma do art. 166 do Código Tributário Nacional, legitimidade para propor ação em que se discute a  cobrança   do  tributo. 2. Como é o Estado o sujeito ativo da relação tributária do ICMS, é ele parte legítima para figurar no pólo passivo da ação em que se discute a incidência do tributo.” (Apelação Cível 550.340- 4). A base de cálculo do ICMS é a circulação de mercadorias e serviços, não podendo ser incluído aquele serviço contratado que fica à disposição do contribuinte, mas sem a efetiva circulação da mercadoria, o que é o caso da reserva de demanda. TJPR. Apelação cível nº. 6140152 PR 0614015 - 2. Relator Desembargador ESPEDITO REIS DO AMARAL. (grifo nosso).

Portanto, não caberia, no presente caso, o ingresso de ação de repetição do indébito contra a companhia fornecedora de energia, que, no entanto, deve permanecer como PARTE INTERESSADA, uma vez que será a responsável por implementar de maneira incontinenti a decisão judicial proferida, principalmente no que tange ao deferimento da Tutela Antecipada.

[pic 3]

III - DOS FATOS

A requerente é consumidora dos serviços fornecimento de energia elétrica prestada pela Empresa AES ELETROPAULO – Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, nesta Comarca, figurando como consumidora de energia elétrica, identificada na concessionária por dois números de instalação, quais sejam: 71255583 e 28488431  , conforme faturas que seguem anexo, atuando portanto, como contribuinte de fato ICMS sobre tal fornecimento.

Ocorre que a requerente ao analisar as faturas das suas contas de consumo de energia elétrica, pode perceber que a requerida vem cobrando de forma ilícita o ICMS sobre base de cálculo superior àquela legal e constitucionalmente prevista, vez que o tributo não está sendo cobrado tão somente sobre o valor da mercadoria (energia elétrica), mas, também, sobre as tarifas de uso do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica proveniente da rede básica de transmissão (as chamadas TUST/TUSD), ou seja, a base de calculo utilizada incide sobre o valor total da fatura conforme consta nas faturas em anexo.

Segundo doutrina, jurisprudência e legislação tributária que adiante serão apontadas e estudadas, os consumidores deveriam pagar o ICMS em suas faturas de energia elétrica, tendo como base de cálculo somente sobre o valor correspondente à demanda de potência efetivamente utilizada, ou rubrica denominada nas faturas de ENERGIA, o  que já está sumulado pelo STJ:[pic 4]

Súmula nº 391 do STJ – O ICMS incide sobre o valor da tarifa de energia elétrica correspondente  à demanda de potência efetivamente utilizada.

Hodiernamente, o valor total da conta de energia elétrica é composto pelas seguintes rubricas:

  • TE (Tarifa de Energia);
  • TUSD (Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição), que inclui inúmeros custos relacionados à atividade de transmissão e distribuição de energia elétrica (conforme art. 12 da Resolução Normativa n.º 166, de 10 e outubro de 2005);
  • TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão), que está embutida no valor total da TUSD, nos termos do §2.º do art. 12 acima citado;
  • TRIBUTOS PIS, COFINS e ICMS
  • ENCARGOS SETORIAIS Pesquisa e Desenvolvimento.

Por consequência, a base de  cálculo do ICMS está sendo calculada de forma ilegal sobre a soma de todas estas rubricas. Como se verá adiante, a Jurisprudência pacífica dos nossos Tribunais, assim como do STJ Egrégio Superior Tribunal de Justiça, são unânimes no sentido de que as tarifas de Distribuição, Transmissão, TUSD e TUST não devem compor a base de cálculo do ICMS suportado pelos usuários de Energia Elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.4 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (805 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com