Investimentos no país do BRIC: RÚSSIA
Por: spotterbr • 5/5/2015 • Artigo • 725 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
Investimentos no país do BRIC: RÚSSIA
O BRIC é formado por países emergentes, é uma associação comercial, onde seus integrantes apresentam índices parecidos, tanto econômico como de desenvolvimento social. A principal função deste grupo de países emergentes é a de alavancar suas negociações comerciais neste mundo globalizado de hoje em dia. Este termo foi criado no início dos anos 2000 pelo economista Jim O’Nill, e nada mais é do que as iniciais dos países participantes da associação.
Segundo projeções esses são os países que terão a maior e mais expressiva taxa de crescimento ate o ano de 2050. Otimistas vislumbram que estes países ou esta associação de países deixara o G6, economicamente para trás,que é formado por EUA, ALEMANHA, JAPÃO, ITALIA, FRANÇA e REINO UNIDO. Nosso grupo discorda desta projeção, até mesmo porque o Brasil esta incluso no grupo do BRIC, mas vamos falar agora sobre a Rússia.
A Rússia tem apresentado uma estabilidade econômica e um PIB crescente nos últimos anos e o seu IDH também vem aumentando.
O IDH da Federação Russa é de 0,755, o que dá ao país uma patente de 66 de 187 países com dados comparáveis. O IDH da Europa e da Ásia Central como uma região aumentou de 0,644 em 1980-0,751 atualmente, colocando a Federação Russa acima da média regional.
O PIB per capta da Rússia é superior ao dos demais BRICS, todavia, mesmo crescendo rapidamente, ainda está longe de se igualar ao PIB per capta dos Estados Unidos como evidencia o gráfico a seguir:
O crescimento do PIB russo em 2011 foi de 4,3% já em 2012 houve uma desaceleração deste crescimento apresentando indicies bem mais modestos cerca de 3,5%. Segundo o vice-ministro de Economia da Rússia, Andrei Klepach, a tendência de desaceleração deve continuar. Mesmo com essa previsão de recuo no crescimento do PIB russo ele ainda continua em alta e este fator é atrativo para investimentos no pais já que seu mercado interno não é muito competitivo facilitando assim o investimento de capital estrangeiro.
. A aquisição de participação no capital social nas empresas russas está relativamente barata, o estoque de investimento estrangeiro recebido ainda é baixo, proporcionalmente ao PIB do país.
Alem do investimento no principal atrativo russo, minérios, petróleo e gás outro setor que atrai bastante os investidores é o setor varejista já que sua densidade populacional é enorme chegando a ter centros com mais de 1 milhão de pessoas e mesmo assim ainda existe espaço para mais investidores
deste ramo.Outro setor atrativo a investimentos é o da agricultura, isso ocorre pelo fato das grandes áreas férteis existentes na Rússia. Alem destes setores existem ainda muitos outros nichos a serem explorados.O Gráfico abaixo apresenta o índice de competividade global de determinados países em em questão
A Rússia se ressalta por estar entre as economias que mais crescem no mundo, por ter um mercado interno grande, de poder aquisitivo crescente, em função da elevação da renda per capita
Pelo gráfico fica evidente a superioridade dos outros países do BRIC em relação ao Brasil. É por este fator que achamos muito difícil o BRIC passar o G6 economicamente.
A
...