Leitura e escrita
Por: danielle54877 • 14/9/2015 • Resenha • 303 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Prof. Dr. MARIA HELENA MENEGOTTO POZENATO
Danielle Silva de Oliveira
Especificação de leitura: Ficção
NETO, Simões. Sepé Tiaraju. Disponível em:
Diz a lenda que Sepé Tiaraju, foi um índio missioneiro,guerreiro, que nasceu com um lunar na testa, como se fosse um sinal divino, que cresceu na aldeia dos Sete Povos das Missões rodeado pela sabedoria e instruído pelos padres jesuítas.Sepé, cujo nome tupi-guarani se traduz como facho de luz, levava consigo o lunar responsável por guiar os soldados em seus combates. No cenário rio-grandense de lutas e conquistas, surgia Sepé. Junto dos guaranis, ele impedia a entrada da comitiva em suas terras - daí sua declaração famosa: - Esta terra tem dono!
Sepé morreu junto com 1.500 homens guaranis na batalha do Caiboaté, diz a lenda também que quando morreu Deus lhe tirou o lunar da testa, transferindo para o céu dos pampas a fim de guiar os gaúchos. Por isso, em noite escura, ao olhar para o céu, lembre-se que o herói guarani missionário rio-grandense Sepé, agora São Sepé, olha por você. A Lei Federal 12.032/09 inscreveu se nome no Livro dos Heróis da Pátria, reconhecendo-o como herói guarani.
Uma lenda que ilustra a riqueza e a beleza cultural do nosso estado do Rio Grande do Sul, mostra a garra e força dos guerreiros gaúchos, e as suas conquistas de uma forma lúdica e emocionante.
...