MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287 jan. 2006
Por: Thatyane Alcantara • 14/12/2022 • Trabalho acadêmico • 2.746 Palavras (11 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
SISTEMA DE BIBLIOTECAS “Dr. JALMAR BOWDEN” PROJETO DE PESQUISA
NOEME VIANA TIMBÓ1 FERNANDA ANGELIERI2
MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287 jan. 2006
SÃO BERNARDO DO CAMPO 2019
[pic 1]
1 Bibliotecária do Serviço de Referência Campus Rudge Ramos, Bibliotecária de Sistemas,
2 Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos da UMESP
O PROJETO DE PESQUISA REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO:
O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma
determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordado. O tema deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. A indicação do tema da pesquisa é o primeiro passo da elaboração do projeto.
- O tema deve ser exposto de forma clara, apenas indicando o objeto a ser estudado.
Para realizar o trabalho de investigação científica o pesquisador deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta. A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, já nesse momento, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.
Deve-se ter consciência que esta delimitação será a base para tornar a pesquisa efetivamente viável. Assim, quanto mais circunscrita for a delimitação, apontando para um rumo precisamente delineado, maior a possibilidade da pesquisa desenvolver algo realmente novo, que interesse o leitor já à primeira vista.
O Projeto de pesquisa deve ser escrito de forma tal que pessoas não especialistas no tema, tais como as equipes das agências financiadoras ou organismos de política de pesquisa possam compreender os argumentos apresentados. Se for necessário utilizar termos muito especializados, estes devem ser definidos. Evitar uma linguagem pesada que dificulte a compreensão das idéias desenvolvidas pelo proponente.
Nesse mesmo sentido, tomar em consideração que o especialista a quem será encaminhado o projeto, deve ler muitos outros projetos. Se a redação é longa, complexa, desordenada, pouco clara, pedante e com erros ortográficos ou gramaticais, o especialista poderá até abandonar a leitura.
Uma redação sintética, bem feita, é sinal de que o autor tem idéias bem claras e precisas do que pretende fazer. As probabilidades do projeto ser aprovado aumentarão.
FORMATAÇÃO DO PROJETO
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, digitados no anverso das
folhas ( frente do papel), impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.
O projeto gráfico é de responsabilidade do autor da pesquisa.
A fonte recomendada para a digitação é tamanho 12 para todo o texto, sendo que as citações com mais de três linhas devem ser digitado com tamanho menor e uniforme, além de ter o recuo de 4cm da margem esquerda.
Todo o texto deve ser digitado com o espaço entrelinhas de 1,5.
Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços 1,5 (dois ENTER total = 3cm)
Os títulos sem indicativo numérico ( sumário, referencias, apêndices e anexos) devem ser centralizados.
As citações devem ser de acordo com as normas da ABNT
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
( MODELO DA CAPA) UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Faculdade de Administração e Economia Curso de Administração
(TÍTULO DO PROJETO)
Nome do aluno: Orientador:
São Bernardo do Campo Junho de 2010
(MODELO DA CONTRA-CAPA) (TÍTULO DO PROJETO)
(NOME DO ALUNO)
Projeto de Pesquisa do Curso de Administração da Faculdade de Administração e Contabilidade apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos da Universidade Metodista de São Paulo.
São Bernardo do Campo Abril de 2011
(MODELO DO SUMÁRIO)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ?
- JUSTIFICATIVA ?
- OBJETIVOS ?
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ?
- METODOLOGIA ?
- CRONOGRAMA ?
- RESULTADOS ?
REFERÊNCIAS ?
APÊNDICES ?
ANEXOS ?
RESUMO
O trabalho atual aborda a questão da violência doméstica e sua relevância para a vitimologia identificando questões sociais relacionadas nos crimes em que as mulheres são sujeitos passivos de ação. Inicialmente, com uma introdução ao estudo da vitimologia, posteriormente com a correlação entre a vitimologia e os crimes de violência doméstica compreendidos na Lei nº 11.340 conhecida como Maria da Penha para entendermos os numerosos casos que não chegam até o conhecimento das autoridades competentes. Além disso, busca-se salientar a questão do ponto de vista social e jurídico, com apresentação dos possíveis fatos com as respectivas formas de combate previstas na legislação brasileira. Percebe-se, de fato, que outra não é a forma se não a análise do convívio no ambiente doméstico entre vítima e o autor, tendo em vista que a violência doméstica não se dá apenas pela agressão física, não é à toa também é necessário dar enfoque à questão psicológica, patrimonial, moral e sexual, que também serão estudadas no presente trabalho.
...