MODELO ECONÔMICO ESCOLHIDO
Por: Misael Affonso • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 537 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
1. DISCORRER SOBRE O MODELO ECONOMICO ESCOLHIDO
O neoliberalismo prega uma política que ao ditar as regras da dominação capitalista sobre o Estado, tende a se desresponsabilizar de suas obrigações no que tange a garantia dos direitos sociais ao cidadão. Segundo este ideal a atuação do Estado atuação se transfigura através de programas de solidariedade que mobilizam recursos empresariais e da própria sociedade para implementar políticas que atendam precariamente as necessidades da população. Esta de forma focalizada se dirige apenas a uma pequena parcela de pessoas que se sente agradecida pela "solidariedade" do Estado. Para os neoliberais, as políticas públicas sociais são ações do Estado na tentativa de regular os desequilíbrios gerados pelo desenvolvimento da acumulação capitalista, são consideradas um dos maiores entraves a este mesmo desenvolvimento e responsáveis, em grande medida, pela crise que atravessa a sociedade. A intervenção do Estado constituiria uma ameaça aos interesses e liberdades individuais, inibindo a livre iniciativa, a concorrência privada, e podendo bloquear os mecanismos que o próprio mercado é capaz de gerar com vistas a restabelecer o seu equilíbrio. Uma vez mais, o livre mercado é apontado pelos neoliberais como o grande equalizador das relações entre os indivíduos e das oportunidades na estrutura ocupacional da sociedade.
2. CITAR UM MARCO TEÓRICO E QUAL O PONTO CENTRAL;
Ponto relevante é a livre circulação de capitais internacionais, o que incentiva a livre concorrência entre as grandes empresas, mas também coloca em submissão os países subdesenvolvidos, nos quais muitas multinacionais implantam suas atividades, explorando o trabalho das pessoas nestes locais e ainda usufruindo dos recursos naturais. Muitas empresas destas recebem incentivos fiscais para implantarem suas atividades em um dado país, mas quando recebem propostas melhores em outro local, podem se deslocar facilmente, deixando uma parte da população desempregada, é a chamada “guerra fiscal”.
3. Citar dois exemplos de política pública tipico de cada modelo;
O modelo econômico liberal é um modelo econômico pautado na premissa da existência de uma ordem natural reitora da economia, que, fundada no interesse individual dos agentes econômicos e na mão invisível do mercado, mostra-se como a mais apta a produzir a maximização
O modelo Keynesiano define as economias capitalistas como economias empresariais ou economias monetárias de produção
O modelo Monetarismo é uma teoria economia capitalista se refere à estabilidade do mercado financeiro e ao controle da inflação, que devem ser mantidos a qualquer custo em valores baixos para favorecer os investidores.
O modelo neoliberal giram em torno de princípios como a mínima intervenção estatal, e a privatização,.
4. Conseguir apresentar ao menos uma diferença entre cada um dos modelos economicos.
MERCANTILISMO: incentivar a exportação, desestimulava-se a importação, colocando altas taxas de impostos sobre os produtos importados
LIBERALISMO: As principais ideologias defendidas pelo liberalismo consistem em: defesa da propriedade privada; Liberdade econômica (livre mercado); Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); Igualdade perante a lei (estado de direito).
KEYNESIANISMO: O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.
NEOLIBERALISMO: o neoliberalismo prega a livre circulação de capitais e dá ênfase na globalização, abertura para a entrada de multinacionais, aumento da produção, privatização, entre outras.
...