MODELO PROJETO DE PESQUISA
Por: Arthur Andrade • 14/8/2019 • Monografia • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 429 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS
CAMPUS JORGE AMADO
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
NOME COMPLETO DO (A) AUTOR (A) DA PESQUISA/INTERVENÇÃO
título da monografia ou da INTERVENÇÃO:
subtítulo
Itabuna/BA
2017
NOME COMPLETO DO(A) AUTOR(A) da MONOGRAFIA/INTERVENÇÃO
título da monografia ou da INTERVENÇÃO:
subtítulo
Projeto de pesquisa/intervenção apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Humanidades, pela Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, campus Jorge Amado.
Orientador(a): Prof(a).
Itabuna
2017
1. identificação do projeto
1.1 título provisório
[Insira o título constante na capa].
1.2 autor/A
Nome da/o estudante:
Endereço completo:
E-mail:
1.3 PROVÁVEL orientador/A
[Insira o Título e o nome completo do Professor/a Orientador/a desejado].
1.4 especificação do produto final pretendido
Monografia de Graduação ou Atividade de Intervenção.
1.5 pesquisa interdisciplinar com articulação entre as áreas:
[Indique os campos de saber da área de Humanidades com maior presença na proposta de pesquisa/intervenção]
1.6 duração
[Indique, em números arábicos, o total de meses de duração da pesquisa/intervenção, normalmente, 2 quadrimestres].
2. objeto da pesquisa
2.1 tema
(Neste tópico a/o pesquisador/a deverá especificar o tema (campo de estudos) no qual está inserido o seu problema)
2.2 problema
(É a pergunta que determina a investigação. O pesquisador deve, a partir do tema, formular uma questão que esteja contida neste tema. Trata-se de uma problematização, algo ou alguma demanda social, que a monografia ou prática de intervenção procurará elucidar ou transformar.)
Ex: Quais os espaços de inclusão de Saberes Tradicionais nas universidades?
Ex: Como a gestão de creches mobilizam a participação de voluntários em suas atividades?
Apresentar a questão que irá investigar/intervir de modo que o leitor do Projeto tenha, com certeza, a noção sobre com o que se ocupará, efetivamente, o Pesquisador. O problema deve ser colocado, preferencialmente, em forma de questionamentos (perguntas).
2.3 delimitação do tema (RECORTE)
O pesquisador deverá restringir ao máximo o seu tema, levando-se em consideração as variáveis envolvidas. Deverá considerar o tempo (factibilidade) que dispõe para finalizar sua investigação/intervenção.
A seguir, algumas formas de como delimitar o tema: a) limitação temporal; b) territorial; c) conteúdo.
Ex: Quais os programas de inclusão de saberes tradicionais desenvolvidos pela UFSB entre 2013-2017?
Ex: Como a gestão da Creche Nova Vida em Itaboraí/PR mobilizou a participação de voluntários em suas atividades nos últimos 10 anos?
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
(Aqui você indica o objetivo principal da sua pesquisa ou atividade de intervenção, que deve estar associado ao estabelecido no Problema. Inicia-se, sempre, com um verbo que indique o nível de profundidade desejado pela pesquisa. Apresente o objetivo no infinito.)
Ex: Compreender o debate estabelecido e os programas adotados pela UFSB nos últimos quatro anos para a incorporação de Saberes Tradicionais em seu cotidiano curricular e acadêmico. (PESQUISA)
Ex: Contribuir para a mobilização e a organização do trabalho voluntário na Creche Nova Vida de Itaboraí/PR. (INTERVENÇÃO)
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Aqui você apresenta os outros objetivos secundários ou complementares pretendidos durante o desenvolvimento da pesquisa ou intervenção. São desdobramentos que dão suporte ao objetivo geral, os tópicos que necessariamente deverão ser abordados para que ele seja satisfeito. O estudante deve escolher entre dois ou três objetivos específicos, os quais correspondem, grosso modo, a cada capítulo da monografia ou relatório. É importante que estes outros objetivos estejam próximos do objetivo principal e que sejam factíveis.)
Ex: Identificar as principais entidades da sociedade civil e movimentos sociais envolvidas nos programas de Saberes Tradicionais na UFSB.
Localizar o papel político exercido pelo Fórum Estratégico Social da UFSB na mobilização e articulação dos temas e saberes tradicionais incorporados no programa. (PESQUISA)
Ex: Construir um site de divulgação e de cadastro de voluntários para a creche Nova Vida.
Elaborar um manual do Voluntário para a orientação e treinamentos dos futuros voluntários da creche. (INTERVENÇÃO)
4. justificativa
Aqui, explicitam-se os motivos de ordem teórica e prática que justificam a pesquisa. Em outras palavras, deve responder-se à pergunta “por que se deseja fazer a pesquisa?” Qual a relevância do tema proposto (Por quais motivos essa questão importa para a sociedade)? Quais razões relacionadas a sua trajetória te levam ao interesse por este tema? Quais lacunas ainda existem nos estudos recentes sobre este tema?
Apresenta-se, pois, as razões em defesa do estudo realizado e a relação do problema estudado com o seu contexto social.
Consideram-se, ainda, as possíveis contribuições do estudo para o conhecimento humano e para a solução de problemas.
5. FUNDAMENTAÇÃO teóricA
5.1 revisão bibliográfica
Constitui item importante a ser considerado para a aprovação de proposta. Assim, deve-se fazer uma boa revisão bibliográfica para saber o que já foi pesquisado. Se uma ideia veio da leitura de um autor, deverá ser citado. Podem comentar-se os trabalhos já feitos, salientando a contribuição dos mesmos para sua proposta de pesquisa. Neste item, o estudante apresentará um texto revisando ou explicitando o que pesquisadores/autores expõem sobre a temática do projeto. Trata-se de uma história das principais obras sobre o assunto pesquisado: como se originou o tema, como se desenvolveu e em que estado ele se encontra hoje.
...