Meio ambiente
Por: Carolyn Schneider • 8/9/2015 • Artigo • 682 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
SUSTENTABILIDADE DO MEIO AMBIENTE
Aluna: Carolyn schneider, R.A: 00173883
RESUMO:
Segundo com Doutor em relação ao meio ambiente, foi apresentado por ele diversos argumentos, acontecimentos que segundo ele comprovam o comprometimento do meio ambiente atualmente desde a evolução industrial há duzentos anos atrás. Se o planeta seguir sendo explorado e continuarmos com o consumo desenfreado dos recursos naturais do planeta, as futuras gerações correm o risco de há um tempo não muito distante como daqui apenas cinqüenta anos, um terço da população que atualmente já passa de sete bilhões de pessoas e que tende a seguir aumentando fique sem o bem mais precioso para existência humana à água.
Já segundo a tese de André Rafael Weyermuller apresentada em seu doutorado trata especificamente sobre a adaptação ambiental, aonde ele defende que boa parte das ações humanas não podem ser revertidas, sendo necessário promover diretrizes de adaptação ambiental os quais podem enfrentar os problemas entre sociedade e meio ambiente de forma realística. A realidade dos riscos e sobre tudo a inadaptação repercute de forma determinante sobre a preservação e disponibilidade dos recursos hídricos dos quais precisam de uma gestão capaz de promover a continuidade da disponibilidade para o futuro. Através de um sistema de pagamento pelo uso da água é possível segundo ele, promover uma gestão adequada que privilegie tanto os elementos ambientais quanto os econômicos. Uma gestão hídrica com características de autoconservação a partir de seus próprios elementos é análoga á operação dos sistemas, posto que se conserva é representa uma diretriz geral de adaptação ambiental.
Considerando ainda, o doutrinador Ricardo Lupion que sugere que não menos importante que a proteção do meio ambiente, também se deve considerar a garantia constitucional dada a todos os seres humanos de certa apropriação do meio ambiente para a garantia da sua existência, portanto a atual preocupação com o meio ambiente não pode acarretar a negação das condições mínimas de existência, progresso e desenvolvimento do ser humano. Em outras palavras, o progresso e o desenvolvimento podem justificar certa degradação ambiental, como por exemplo, o desmatamento provocado pelas atividades industriais geradoras de emprego, e por conseqüência gerando uma dignidade para a pessoa. Ate mesmo o desmatamento para um loteamento de terras para moradias populares, que nem sempre são regulares ate pelo seu enorme custo.
Portanto conclui-se que o meio ambiente precisa ser cuidado e respeitado, para sua preservação e por conseqüência a qualidade de vida do seres vivos do planeta, porem devido aos altíssimos custos de projetos sustentáveis e a necessidade desenfreada da população de garantia de empregos e moradia, entre outros aspectos ainda não se foi possível encontrar um equilíbrio entre ambas necessidades definitivamente. O desenvolvimento tecnológico o avanço da ciência em um todo talvez seja capaz de encontrar uma solução para estes conflitos, aonde o meio ambiente e as necessidades sociais sejam plenamente realizadas.
...