Meio ambiente
Por: dodolourenco • 21/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 266 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Meio ambiente
O meio ambiente passou a ser tutelado a partir do momento em que se percebeu que a sua degradação afetaria a qualidade de vida dos homens que habitam a terra ou até mesmo sua sobrevivência, e com isso foi precisa adotar algumas medidas que pudessem garantir a qualidade de vida humana. A preservação do meio ambiente não é um fim, por si só, mas um meio de realização de outros valores já positivados em nosso ordenamento pátrio.
Assim, é preciso que haja uma harmonização e coerência entre os valores já protegidas por lei e aquelas condutas necessárias para que eles sejam devidamente garantidos, e tal fato indiretamente, afetará o meio em que vivemos.
A partir da Revolução Industrial a preservação ambiental ganhou força, e a explosão demográfica, bem como a valorização das manifestações históricas e artísticas na formação da identidade de um povo contribuíram para a destruição da natureza. Com a revolução industrial, viu-se aumentar a necessidade de consumo e a produção de insumos.
Por outro lado, dentro da nossa sociedade algumas pessoas se mostraram contrários à industrialização e a destruição da natureza que serve a todos, e estas figuras foram chamadas de ecologistas, cujo objetivo era a preservação do meio ambiente. Em meados de 1970, o Clube Roma foi fundado com o objetivo de debates as questões políticos, econômicos e sociais, e tal clube deu origem ao lançamento do livro “Os Limites do Crescimento”, em que é possível verificar as consequências do crescimento rápido da população mundial, e a destruição dos recursos naturais.
Fonte: FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 4ªed. São Paulo: Saraiva, 2003.
...