Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas
Por: Geferson Machado • 29/3/2019 • Projeto de pesquisa • 268 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO
Disciplina: Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas.
Alunos: Mateus Melo, Geferson Machado
A abordagem comportamentalista X abordagem humanista: convergências e divergências
A psicologia na educação aborda várias concepções em relação à aprendizagem. E dentre elas, existem várias convergências e divergências, porém, aqui, vamos explanar de forma direta, objetivo da abordagem humanista e a abordagem humanista.
Num sentido amplo, aprendizagem define-se como a mudança relativamente permanente no humanismo ou no comportamentalismo, produzida pela experiência.
A comportamentalista é conhecida como o método mais tradicional no nosso sistema educacional. É a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais. O indivíduo é isolado. O comportamento é qualquer coisa que se faça e possa ser observada diretamente. Comportamento por estimulo e reposta. O homem é condicionado, “comportado” e cumpridor de papéis.
Já a humanista, é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. O homem como um ser relacional, ativo e interativo ao meio. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. Tem liberdade de escolha. Rogers não aceita o controle e a manipulação das pessoas, ainda que isso seja feito para tornar as pessoas mais felizes.
Por fim, ambas são importante para o processo educacional, no quesito de direcionar e formar o humano na parte educacional como na social. Preparar para o ensino e para a vida.
...