Multiculturalismo aplicável no momento atual?
Por: Daniel Luna • 23/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 456 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Página 1 de 2
Questão sobre artigo[pic 1]
Aluno: Daniel Siqueira Aguiar Luna 8° A/ Noturno
Referência: SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n° 48, jun. 1997, p. 11-32.
Considerando as discussões propostas pelo autor seria cabível adotar uma postura universalista quanto a proteção dos direitos humanos em um cenário contemporâneo? Em caso negativo, quais as contribuições a serem oferecidas pelo multiculturalismo na proteção desses direitos?
É factível a adoção desse multiculturalismo no atual momento?
- Seguindo as propostas do autor Boaventura de Souza Santos, é notório que os Direitos Humanos não devem ser Universais, mas sim multiculturais, visto que o Multiculturalismo apresenta um equilibrio entre a competência global e a legitimidade local. Assim pode ser observados uma série de propostas elencadas pelo autor acerca da contribuição do multiculturalismo, sendo elas; o relativismo cultural é um posicionamento politico-filosófico incorreto, por outro lado, o universalismo cultural também se caracteriza como um posicionamento politico-filosófico incorreto. Uma outra questão levantada é a de que não se pode ver a cultura do “outro” como “uma coisa só” , logo todas as culturas tem variantes, não sendo homogeneas. Ainda há que se falar que todas as culturas possuem a concepção sobre a dignidade da pessoa humana, mas nem todas pensam em termos de Direitos Humanos. Logo, todas as culturas são incompletas , e por isso apresentam deficiências quando a dignidade da pessoa humana. Se fossem completas seriam únicas, entretanto, devemos ter consciência de nossa incompletude para mantermos o diálogo , ou melhor, é com dialogo que melhor percebemos nossa incompletude. Percebe-se então que o Multiculturalismo , busca diálogos interculturais isomóficos entre diferentes culturas , ou seja, conceitos diferentes que podem transmitir aspirações semelhantes ou mutualmente inteligiveis, sendo a atitude mais correta, por ao invés de “excluir” ou “renegar” uma cultura inteira por determinado motivo. Das diferentes versões de uma dada cultura, deve ser escolhida aquela que representa o círculo mais amplo de recirpocidade dentre dessa cultura, a versão que vai mais longe no reconhecimento do outro. Por fim, todas as culturas tendem a difenrenciar as pessoas. A diferença apenas pode ser aceita quando não se inferioriza o outro.
- Segundo Boaventura de Souza Santos, “ o importante é não reduzir o realismo ao que existe, pois, de outro modo, pode,os ficar obrigados a justificar o que existe por mais opresseivo e injusto que seja”. Sendo assim a proposta do multiculturalismo pode parecer uma utopia, mas não devemos negala, visto que não sairemos do lugar. Portanto deve-se observar a adoção desse multiculturalismo no atual momento, para que ocorra uma evolução da humanidade, tento em vista a aceitaçao da cultura alheia.
1
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com